M
ovida a sentimento
U m coração em batimento
L evada a emoção a todo momento
H oje é força é luta é suprimento
E m toda a vida busca o firmamento
R egistrando a todo instante nascimentos.

COM CARINHO
ANGELICA GOUVEA


TRAÇOS
bem traçados de um Pai
FEMININOS na arte do companherismo
NO s momentos de desavencia é harmonia
DIA e noite busca levar a alegria.
INTERNACIONAL por lutar por seus direitos.
DA vida espera o reconhecimento e sendo
MULHER  é o alicerce da família.

COM CARINHO
ANGELICA GOUVEA



Traços Femininos no Dia Internacional da Mulher

 Celina Martins

tracos-feminino.jpg

Dia 8 de março, celebraremos o “Dia Internacional da Mulher” .



No município , estamos preparando uma Semana de reflexão, debate e confraternização. Um grupo de pequenas empresas se reuniram para fazer acontecer este momento que considero especial e salutar às mulheres.

Sabemos que neste dia 08 de março ( 1857) é lembrado a luta de um grupo de mulheres operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque. Elas fizeram uma grande greve, ocupando a fábrica para reivindicar melhores condições de trabalho, como a redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho, pois trabalhavam em condições sub-humanas.
A manifestação foi reprimida com violência e as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada ( e muitas delas carregavam os seus filhos). Cerca de 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato de total desumanidade.
Fico tentando imaginar o desespero das mulheres, em especial das que carregavam os seus filhos….desejaram uma vida mais digna e deram a sua própria vida …..e a partir deste lamentável fato , deu-se início a uma série de iniciativas, manifestações e lutas pelos direitos da mulher em todo o mundo , culminando então este Dia 08 de março, como um “marco” no ano de 1910 durante uma Conferência na Dinamarcae em homenagem as mulheres que morreram na fábrica . Mas somente no ano de 1975, através de decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
A intenção da data, não é apenas comemorar, mas realizar em diversos países conferências, debates e reuniões com o objetivo de continuar descutindo o papel da mulher na sociedade atual e relembrar as suas conquistas históricas. Todo este esforço é justificado para tentar diminuir o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos as conquistas, muitas mulheres ainda sofrem, em muitos locais e países como a descriminação dos salários em determinados ambientes do trabalho, a violência e a repressão masculina, o excesso da jornada de trabalho e a não equidade na carreira profissional.
Não tenho dúvidas de que muitas vitórias foram conquistadas, mas ainda há muito o que fazer e muitas mulheres clamam pela nossa solidariedade, pois estão sofrendo com as sequelas de uma sociedade desigual.

Ao fazer a memória de toda esta história, fico refletindo e buscando os traços femininos delineados nesta rede de conquistas e quero dividir com vocês alguns que para mim são fundamentais para a construção de uma sociedade conforme o desejo de Deus: justa, fraterna e em abundância para cada homem e mulher, criatura de Deus.

Os traços que identifico: o acolhimento…o serviço….a resistência….a sensibilidade…a persistência…suportar a dor… a fé e o amor pela vida!.

Que todas nós mulheres continuemos a luta iniciada pela operárias da fábrica e em memória delas nos tornaremos grandes “operárias da vida!”.

ANGELICA GOUVEA
Enviado por ANGELICA GOUVEA em 04/03/2009
Reeditado em 08/03/2009
Código do texto: T1468769
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.