Tonico & Tinoco – A Dupla Coração do Brasil

A mais expressiva dupla sertaneja da música no Brasil era formada por João Salvador Perez (Tonico) e José Perez (Tinoco).

Data e local de nascimento: Tonico nasceu em São Manuel – SP em 02/03/1917 Tinoco em Botucatu – SP em 19/11/1920.

Uma forte influência musical recebeu dos avós maternos, que alegravam a colônia onde viviam com uma velha sanfona.

Primeira música que aprenderam a tocar foi Tristeza do Jeca em 1925.

Lá pelo ano de 1935 no dia 15 de agosto fizeram a primeira apresentação profissional ao lado do primo Miguel formando o “Trio da Roça”.

A grande virada na carreira ocorreu em um concurso numa rádio difusora, onde venceram e foram aplaudidos de pé.

Com o sucesso o “Trio da Roça” foram contratados pela Rádio Difusora, que havia sido comprada por Assis Chateaubriand.

O primo Miguel abandonou o trio e eles passaram a se apresentar como os Irmãos Perez.

Receberam passado algum tempo um novo nome artístico de um divulgador da música sertaneja conhecido como Capitão Furtado.

Aí surgiu a dupla coração do Brasil: “Tonico & Tinoco”.

(Ç) Com a divulgação nos programas de rádio a dupla transformou-se em um grande sucesso.

A dupla estreou em disco na continental em 1944, com o Cateretê “Em Vez de me agradecê”.

O sucesso que os consagraram definitivamente foi Chico Mineiro em 1946, tornando-se a dupla mais famosa do Brasil.

Desse sucesso conseguiram dinheiro para comprar a primeira casa para a família.

O inicio dos anos 50, foi uma época de ouro para a música sertaneja, e a dupla permanecia absoluta.

Bastante sucesso fizeram também no cinema com o “Lá no meu sertão” baseado na obra da dupla.

Raul Torres e Florêncio eram a dupla sertaneja que tinham como ídolos desde 1942.

Amargaram dois fracassos no cinema com “Os Três Justiceiros” e “Luar do Sertão”, desistindo com isso da carreira de atores.

São os únicos artistas populares a se apresentarem em um show de três horas no Teatro Municipal em São Paulo.

Imensa a tristeza para o público em 13 de agosto de 1994, o falecimento de Tonico após uma queda de uma escada em sua casa.

Luto no coração de Tinoco e de todos os fãs da musica sertaneja.

Fábio Brandão
Enviado por Fábio Brandão em 03/03/2009
Código do texto: T1467336
Classificação de conteúdo: seguro