A História de Rute
Amizade é o significado desse nome.
Histórico livro que leva o nome de sua figura principal.
Inseparável companheira de Noemi tornou-se após a morte de seu marido e filhos.
Samuel é o autor do livro segundo consenso geral.
Texto do livro descreve eventos na vida de uma família israelita durante o tempo dos juízes.
O restante do livro transcorre em Belém de Judá e sua vizinhança.
Rute era gentia que se casou com um judeu, Boaz, bisavô de Davi.
Iniciou-se a história do amor que redime quando Elimeleque parte de Judá e passa a residir com sua família em Moabe, por causa da fome.
Ao passar dos anos, tomou Boaz a Rute, e ela passou a ser sua mulher; coabitou com ela e tiveram um filho.
Demonstrou o livro que através do amor altruísta e do devido cumprimento da lei perpetuou-se uma grande história.
Este é um dos dois livros que leva o nome de uma mulher. (Sendo o outro de Ester).
Redenção é um tema central, do começo ao fim do livro, sendo Boaz o parente – remidor.
Um retrato realista da vida, com seus contratempos é demonstrado no texto, mas mostram também a fé e a felicidade de pessoas piedosas.
Transtornos humanos dão oportunidades a Deus para realizar os seus grandes propósitos redentores.(Uma das verdades desse livro).
Escolhido foi Boaz como uma prefiguração do grande redentor Jesus Cristo.