Homenagem Póstuma A João Augusto Amaral Gurgel

João Augusto Conrado do Amaral Gurgel nasceu em Franca, 1926 – São Paulo.

O engenheiro e ex-industrial brasileiro montou em 1969 a fábrica Gurgel, com o objetivo de produzir veículos 100% nacionais.

Algumas das características marcantes nos veículos fabricados por sua empresa eram as suas carrocerias de fibra de vidro.

O idealizador até hoje do único carro genuinamente brasileiro: O BR – 800.

A sua postura era contraria ao uso de cana-de-açúcar como combustível, mas produziu alguns (poucos) carros com motor a álcool.

Uma de suas teorias era de que a terra deveria produzir apenas alimentos e não combustíveis.

Graves questões financeiras fizeram a Gurgel fechar as portas no final de 1994.

Um empresário adquiriu a marca Gurgel em abril de 2004, ele desembolsou R$ 850, 00, a família Gurgel não foi consultada e moveu uma ação judicial.

Sofrendo do mal de Alzheimer havia alguns anos, João Gurgel morreu no dia 30 de janeiro de 2009.

Tinha dez mil dólares no bolso, uma mente fervilhante e alguns sócios.

O projeto de fazer carros brasileiros surgiu quando ainda era estudante da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Ao longo de 30 anos atropelou as dificuldades e criou automóveis nacionais, com soluções originais.(Algumas delas geraram patentes)

Má noticia no ano de 1997, quando descobriu que sofria do mal de Alzheimer.

Amaral Gurgel formou-se em engenharia-eletricista.

Resistente, enfrentou o deboche do professor que lhe disse à frase que nunca esqueceu: “No Brasil, carro não se faz, se compra”.

Algum tempo depois de formado, foi para os Estados Unidos estagiar na General Motors Truck And Coach.

Logo após trabalhar no exterior voltou ao Brasil para cuidar de seus próprios negócios.

Gurgel arrumou alguns sócios e criou a Moplast.

Uma empresa que produzia luminosos de plástico para empresas.

Revolucionário e inovador este brasileiro deixou seu nome registrado na história do automobilismo mundial.

Gurgel com o lucro do plástico fabricava kartis de competição.

Ele ainda criou a Macan Veículos, uma concessionária da Volkswagen.

Lançou novidades no mercado como Mini-Mustangs e Mini-Karman Ghias, com motores de Três cavalos.

Fábio Brandão
Enviado por Fábio Brandão em 03/02/2009
Código do texto: T1419927
Classificação de conteúdo: seguro