Acrostíquia No Aprender Da Linguagem Polivalente

Reflexão Acrostical->projeto:"Acrostíquia No A prender da Linguagem Polivalente" autoria de Maria Ap. de Oliveira-Crtba P.

Reflexão Acrostical do Projeto:"Acrostíquia No Aprender da Linguagem

Polivalente", pela autora do mesmo e dessa reflexão poética...Maria Ap. de

Oliveira, Curitiba Pr. (esse projeto foi inscrito no Projeto :"Fazendo Escola",

da rede municipal...de Curitiba, sendo aprovado. Outrossim participaram de

sua execução, mais quatro colegas de trabalho da autora, no ano de 1998 ,

onde com suas sabedorias...também vestiram de êxito, por seis longos meses,

quando da interação com várias turmas da escola "x", só para se ter ideia )

Acrostíquia no Aprender da Linguagem Polivalente,

Constatou-se numa realidade vivenciada e

Rica, no sentido de cada vez mais oportunizar condições, articular meios que

despertasse...

O interêsse, na arte de documentar poeticamente as emoções e o caráter do

pensamento oriundo de nossas crianças e do meio que as rodeia,

Sem ferir jamais, a postura estruturalista de nossa língua, mas sim, brincar

com as palavras,

Tirar...extrair o néctar...da criatividade, inventabilidade e segurança, no ato

de produzir textos sob a forma de acróstico, o presente projeto se fez existir...

Inserindo nas crianças, o gosto pelo paralelismo das ideias, baseadas no

espírito crítico e cidadão, que foi se afirmando e interiorizando o esforço e

vontade dos alunos, conciliados pella nossa mediação in loco, quando a mesma

se fazia necessário.

Queriam as crianças, sempre estar: "mostrando, exibindo", para nós, os seus

feitos...para que, pudéssemos em seguida, tecer comentários e ou elogio. E nós,

sempre buscamos estar presentes...

Uma nova maneira de produzir textos, escrever, relatar aquilo que quisessem (

de pé, no sentido vertical, sendo as frases iniciadas com letra maiúscula e

destacadas, por um colorido forte, ( pintar essas letras iniciais do acróstico)_

chamou deveras, a atenção, das crianças envolvidas no presente projeto na

época...

Imaginem vocês, a alegria que sentimos, todas as vezes, que aconteciam as

aulas do projeto ( uma vez por semana ), ao percebermos e acompanharmos o

desenvolvimento á nivel de prática construtiva da aprendizagem...de nossos

alunos.

As crianças aprenderam a rima, poetizar...os primeiros ensaios...e até mandar

um bilhete em forma de acróstico...

Novidades de leituras a cada aula, ora eram:revistas, ora eram cartelas de

jornais foram aproveitadas mais de cem, que eu havia confeccionado para

trabalhar com os outros alunos em outra escola mais de 12 turmas pois eu

trabalhava nessa época, lá na biblioteca com aulas de Literatura...) etc...

o próprio jornal, ora histórias da biblioteca, ora aproveitavam alguns bons

textos dos livros usados, sto é que já não estavam em uso;tipo:revistas velhas,

ora viam uma fita de vídeo, e descreviam acrosticalmente, o teor do mesmo,

se, por acaso quisessem...Nós professores envolvidos, procurávamos não impor

nossa vontade, mas sim...convidá-los para que participassem do evento de

acrosticar. É óbvio, que, mediávamos para que quisessem fazê-lo.

O nosso compromisso foi pautado de responsabilidade, união do grupo e

cooperação de ideias, enfim nossa meta foi sempre voltada para as crianças e

na melhor maneira de conduzí-los a superar suas dificuldades através da nossa

"intervenção", da nossa postura de encaminhamento ético.

Aprender Da Linguagem Polivalente...internalizou para nós do grupo,

envolvidos neste projeto, facilitar para os nossos alunos, o acesso aos diversos

tipos de escrita; seja em prosa, seja em rima, poesia, dramatização, etc etc...

desde que no final, também se fizesse, se quisessem, o acróstico, com vontade,

criatividade, coer~encia e elegância...

Positivamente, o acróstico provoca nas crianças e em ousar fazê-lo, o desejo de

escrever, de brincar com as palavras, de registrar o que consideramos

importante, engraçado, sério, dentro do nosso cotidiano...e de uma forma

bonita...agradável...elogiativa ou crítica, daquilo que queremos destacar

"verticalmente", isto é, ressaltar a palavra ou frase de pé...

Raciocinar, pensar matematicamente, historicamente, geograficamente,e até

cientificamente...sobre quais palavras, precisamos buscar na nossa memória..

ou pesquisar no dicionário, ou livros, ou até pedir ao amigo mais próximo ( que

pode ser o professor...no caso do aluno, para realizar a combinação acróstica

inicial, das letras de pé, e dar continuidade ás frases, por elas iniciadas, usando

de coerência com a ideia central que se quer transmitir, se constituiu num

gostoso e ousado desafio.

Experimentar uma palavra, ver se vai dar certo, trocar por outra, de maior

conotação para o texto, que está sendo construído, faz parte desse

procedimento lúdico.

Não há dúvida de que as crianças quando valorizadas, sentem-se respeitadas,

como; autoras, criadoras dos próprios textos, e, quando os mesmos são lidos

pelo orofessor, e, por outras pessoas...elas tendem a se comunicarem muito

mais, e, consequentemente estarão mais bem preparadas...para não só

"interpretar" a vida, como ela se apresenta, como também procurar "interferir"

nela, para "provocar" mudanças positivas, que resulte num viver mais feliz,

para si e para os outros, e, com isto, ir se tornando num cidadão consciente,

dos seus deveres, e pleiteadores dos seus direitos...já desde a infância...

De onde haverão de tirar inspiração...para querer escrever seus acrósticos...?

oras, permito-me dizer, que da utilização livre e orientada dos assuntos das

matérias do currículo, se quiserem, das datas comemorativas, dos

acontecimentos que envolvem o viver familiar; "batizados, casamentos,

aniversários, churrascadas, natais, ano novo, páscoa, das piadas de salão que

ouvem os mais velhos contarem, dos provérbios, parlendas, lendas e da

pesquisa em "n " fontes de leitura a gosto etc...etc...

E, nesta maratona de "pensar temas ", para escreverem sob forma acrostical,

nada melhor que partir dos seus próprios nomes, seus brinquedos

preferidos, seu cãozinho, ou outro animal de estimação, ( o professor deve antes

procurar falar do perfíl desses animais e quando possível, aproveitar a "deixa",

para despertar o gosto pela leitura, sugerindo leituras que tenham desenhos e

informação sobre esses animais...) , sem esquecer de falar da importãncia e da

utilidade dos animais...Falar sobre suas características mais acentuadas, no

caso dos animais e objetos e no perfíl psicológico no caso das pessoas.

Rumamos em seguida, para acrosticar, ou sugerir que nossos alunos fizessem

o acrostico sobre diversos temas...como por exemplo:"A importância da Água

ou seja Sua Utilidade...( Ciências) "Direitos Humanos" ( Estudos Sociais ),

Conjuntos Finitos, Infinitos, Vazio, e Unitário ( Matemática ), Rios de Curitiba

( Geografia ) etc...etc...

Desta feita, partimos para o ensino do acróstico medial, ( ou no meio do texto)

também ressaltado, por letras maiúsculas e coloridas. Efetivamente este seria

um maior desafio...mas, sem a obrigatoriedade de exercitá-lo por determinação

nossa, mas sim pelo gosto e, quando estivessem dispostos a fazê-los! ( é óbvio

que procuramos e conseguimos despertar suas vontades para "o querer

aprender a fazer, pelo menos...)

A equipe de colegas participantes deste projeto, esteve muito coesa,

determinada a estudar, ler com carinho, livros e ou documentos que

subsidiasse o nosso fazer pedagógico.

Linguagem, todos temos ciência de que se constitui na principal fonte de

comunicação do ser humasno. É por intermedio dela, da linguagem, que

esboçamos o nosso querer das coisas,pessoas, lugares e ações, com o fito de

traduzir nossos pensamentos, emoções e sentimentos, para conseguir o que

desejamos. E, em se tratando da escrita, nada melhor que procurar variar

meios que levem aos fins a serem atingidos. E o acrostico, veio de uma maneira tão fácil de ser apropriada, pela criança, que mereceu o nosso empenho

e dedicação.

Indubtavelmente, sempre que pudemos...ensinamos, e, ao mesmo tempo,

resgatamos a sinalização de nossa língua, lembrando sobre o uso correto da

pontuação e da acentuação ( mas nunca humilhando a criança que deixou de

acertar por falta, troca ou sobra de letra nas palavras ) com o tempo e treino

de leitura, este domínio irá se acentuando.

No Projeto:" Acrostíquia No Aprender da Linguagem Polivalente, o desabrochar

para uma maior produção de textos poéticos, informativos, lúdicos ou até

engraçados é o que mais vale, desde que respeitada a criatividade,

espontaneidade, e senso crítico do aluno, produtor de seus próprios rextos.

Grande entusiasmo percebemos nas produções elaboradas por nossos alunos.

Uma rica 'tempestade de ideias" surgiu a cada aventura de acrosticar...

Além de propiciar mais uma alternativa de produzir textos, "Acrostíquia No

Aprender Da Linguagem Polivalente" ...se transformou num momento sério

de interesses comuns, voltado para investigar, até onde vai o "pensar criativo"

de nossas crianças, no decorrer de uma aula, contando também com o clima

da proximidade dos colegas e professor, para avaliar...ouvir...suas leituras,

opinar e emitir sugestões.

Garantiu para o acervo de nossa escola, este projeto, uma coletânia de

belíssimos textos acrosticais, feito por nossa clientela escolar, envolvida no

mesmo, e que ainda servirá de paradígma, para outros"bandeirantes", que

quiserem se aventurar, e ou quiserem continuar nesta trilha de acrosticar palavras, nom e frases...

E...nós do grupo pertinente á execução do projeto, decidimos dada a

flexibilidade do mesmo, fazer acertos e mudanças, como também "acrescentar"

, quando houve conveniência, outras novas estratégias de trabalho, dado á

criatividade e interêsse dos professores envolvidos, para redundar nums melhor

qualidade executiva do nosso trabalho e dos alunos, especialmente.

Muito mais faríamos se houvesse tido mais tempo, ( confessamos na época...),

faltou-nos, porém "cronometrar", com maior adequação essa questão de tempo

erm relação á íntegra do projeto...exemplo disto foi sem dúvida a avaliação

através da ficha "troca-troca", do do tri-pseudônimo, bastante rica em quisitos,

mas, que porém, não houve tempo de viabilizá-la, na sua totalidade...( Em

vista disto, decidimos por outros parâmetros para o momento...), e, se houvesse

continuidade para os anos seguintes, sob forma de projeto,este aspécto seria

tirado de letra, resolvido, executado...

Pediu-se escusas pelo "pioneirismo" de nossas ações, e encaminhamentos,

prém, constatou-se que valeu a experiência.

O resultado só nos trouxe a certeza de que tudo é possível para quem ousa,

acredita e batalha pela sua meta.

Literalmente, estamos cientes que o ...

Incrível acróstico, conquistou a a criançada, nas suas três etapas;"O Inicial,

o Medial. e o Final...)

Valeu, CEI-Doutel de Andrade, apoiar a execução deste e demais projetos neste

ano de 98!

A nossa equipe:Cida(eu), Salete, Augusta, Doraci e Fabiane (todas professoras

atuantes nesta escola, por minhas mãos, agradeceram a Deus em 1º lugar,por

ter-nos permitido realizar este trabalho...e aos nossos alunos, na época, por

serem a matériaprima deste evento .

Lembramos a todos e a quem interessar possa, que a nossa equipe, sempre manteve uma postura coesa e deliberativa e que "O Ensinar através de projetos.

faz com que nós professores, busquemos sempre mais, estar em sintonia com os

livros, com as concepções filosóficas, psicopedagógicas, com o aperfeiçoamento

constante em trocar ideias, com nossos colegas de trabalho e ação de

aprendizagem, do que esporadicamente fazemos, sem eles, os projetos, por

falta de tempo ou até de estímulo...

E, no entanto, quando estamos executando um projeto...a gente, sistematiza,

cria o tempo do qual carecemos para degustá-lo...da melhor forma possível,

com mais qualidade...

Não pretendeu-se de modo algum, "fornecer" uma receita a mais, para o ato da

produção de textos, pois cada criança, é uma realidade diferente...da outra.

Todavia, deixoi-se claro, que é possível criar "delícias",com os ingridientes que

foram apontados...provenientes de ações dos professores acima relacionados...

e de seus alunos ( na época ),

Envolvidos durante todo o percurso da caminhada da execução, pelas sábias

orientações das professoras:"Elizabeth Do Rocio Silva Burakowski, digníssima

Coordensdora do Projeto, pela Universidade Federal do Paraná, no cei

( Centro de Educação Integral :Doutel De Andrade, pela professor

supervisora Doraci Matue Matuda, nobre educadora...(que também participou

da execução do projeto da Acrostíquia... E, para encerrar agradeceu-se ao

apoio e crédito dado ao nosso trabalho, pels querida diretora da época...a

professora Maria Cheneider.

NOTA:agradeço ao Senhor nosso Deus, hoje 31 de janeiro de 2009, pela bênção

de ter me dado sabedoria para criar vários projetos para a Educação aqui em

Curitiba Pr. Brasil, e em especial este o da Acrostíquia a que me reporto aqui...

agora...Maria Aparecida de Oliveira ...aposentada atualmente.