O Livro de Juízes

O título em hebreu é “Shôphetim”, cuja raiz significa “governar” e também “julgar” no sentido de distinguir entre (o certo) e (o errado).

Lei, profetas, e os escritos são as três divisões do cânon.

Intitulado profetas antigos e posteriores, as partes da segunda divisão.

Varias fontes indicam que o livro é anônimo, a tradição atribui autoria a Samuel.

Registros indicam que o livro foi escrito no tempo da monarquia.

O texto faz referência há um passado que não havia rei em Israel.

Duplo propósito do livro é a necessidade de um líder teocrático e mostrar as ruínas que é o abandono da fé.

Este livro é a própria confirmação da promessa de que a desobediência resulta em maldição e castigo.

Juízes e sua introdução falam como as tribos se estabeleceram em Canaã.

Uma forte tendência ao fracasso foi mostrada nesse livro devido à desobediência do povo.

Israel nesse período deixou de cumprir algumas ordens de Deus e foi influenciado por cultos idolatras.

Zelou Deus pelo seu povo, mesmo durante as sete crises pelas quais passou Israel.

Eram treze juízes apresentados neste livro e outros cinco também são mencionados.

Sétimo livro do Antigo Testamento.

Fábio Brandão
Enviado por Fábio Brandão em 28/01/2009
Código do texto: T1409398
Classificação de conteúdo: seguro