3º Congresso Internacional Transdisciplinaridade, Complexidade e Eco-formação

2 a 5 de setembro de 2008

Auditório São João Batista de La Salle, Bloco Central, Campus I

Universidade Católica de Brasília BRASILIA/DF/ BRASIL

HISTÓRICO, JUSTIFICATIVA, INTERESSE E RELEVÂNCIA DO CONGRESSO

A consciência ecológica levanta-nos um problema de uma profundidade e de uma vastidão extraordinárias.

Temos de enfrentar ao mesmo tempo o problema da Vida no planeta Terra, o problema da sociedade moderna e o problema do destino do Homem. Isto nos obriga a repor em questão a própria orientação da civilização ocidental. Na aurora do terceiro milênio, é preciso compreender que revolucionar, desenvolver, inventar, sobreviver,viver, morrer, anda tudo inseparavelmente ligado”.

Edgar Morin

OBJETIVO

*Aprofundar estudos e pesquisas sobre Transdisciplinaridade, Complexidade e Ecoformação no campo educacional, trabalhando as dimensões ontológica, epistemológica e metodológicas que envolvem esses temas.

*Mobilizar educadores e profissionais de outras áreas do conhecimento para a relevância de estudos e pesquisas nestas áreas, mediante a socialização de experiências, no âmbito da educação básica, média e superior e da educação não-formal.

*Compartilhar experiências inovadoras no âmbito da educação formal e não formal sob o olhar complexo, transdisciplinar e ecoformador.

DESTINATÁRIOS

A todos os profissionais de educação formal e não formal de todos os níveis educativos, aos empresários e a todos os interessados nestes temas, especialmente, professores e estudantes universitários.

É cada vez maior a consciência coletiva de que vivemos atualmente em um mundo complexo e plural. Os avanços da tecnociência vêm solicitando novos olhares sobre as mudanças ecológicas, mentais e sociais e às interações entre natureza, sociedade e indivíduo. A excessiva fragmentação e especialização do conhecimento tem nos levado, em certos momentos, a perder de vista as origens e relações entre fenômenos sem chegar a estabelecer o porquê de suas coincidências em planos superiores de realidade. Nessa corrida acelerada provocada pelas descobertas tecnocientíficas têm sido prejudicados os saberes baseados em valores humanos e éticos, bem como a colaboração e a convivência social que deveriam acompanhar, não apenas todo processo de construção de conhecimento, mas principalmente, a existência humana. A construção de conhecimento é um fenômeno complexo, bem como a aprendizagem. Os saberes na sociedade do conhecimento não estão vinculados às disciplinas concretas, mas muitos as ultrapassam ou se situam entre zonas fronteiriças, o que é difícil para o professor acostumado com suas gaiolas epistemológicas e disciplinares. Por outro lado, estamos convencidos de que os avanços das tecnologias e das comunicações estão transformando os processos de construção de conhecimento, a aprendizagem, o comércio, a cultura, influenciando as relações humanas nos mais diversos sentidos, especialmente, em relação aos hábitos dos jovens e, particularmente, a educação. Tudo isto vem afetando a escola, a sociedade, os indivíduos e nossas relações com a natureza no seu sentido mais amplo. Os riscos de desumanização são muito grandes como, constantemente, advertem-nos Edgar Morin, Ervin Laszlo, Maturana e Leonardo Boff e necessitam ser compensados com a integração de valores humanos tanto na gestão do conhecimento como nas práticas formativas.

Esta compreensão requer um olhar transdisciplinar e uma maior atenção à ecologia dos saberes nos quais os valores humanos de liberdade, de solidariedade, de convivência, de harmonia e equilíbrio com a natureza sejam eixos de formação da nova cidadania planetária, como estabelecido no documento abaixo referenciado (Torre e Moraes, 2007)1.

Assim, este III Congresso Internacional de Transdisciplinaridade, Complexidade e Ecoformação faz parte de um movimento envolvendo não só profissionais da educação e pesquisadores, mas também todos aqueles e aquelas que, atuando em diversas áreas de conhecimento, buscam o desenvolvimento humano, a cultura de paz e a cidadania planetária. Fazendo a releitura histórica de seu processo, cumpre esclarecer que este III Congresso é fruto de dois congressos anteriores sobre Transdisciplinaridade e Ecoformação, organizados por Grupos de Pesquisa das Universidades de Barcelona (UB) e da Autônoma de Barcelona (UAB) e que o antecederam. Os dois eventos anteriores foram organizados 1 Introdução ao Projeto - Cenários e redes de aprendizagem integrada para uma educação de qualidade – Projeto ERAIC, de autoria de S. de La Torre e Maria Cândida Moraes (2007). pelo Departamento de Didática da Universidade de Barcelona, sendo o último em março de 2007. Dele, fizeram parte renomados pesquisadores como Edgar Morin, Gastón Pineau, Emilio Roger Ciurana, Raul Domingo Motta, Ivani Fazenda, S. de La Torre, Joan Mallart, Jose Tejada. José Bonill, Ecleide Furlanetto, Albertina Mitjáns entre outros. Este último evento, promovido pelo Grupo de Investigación y Asesoramiento Didáctico, GIAD, do Departamento de Didática da Universidade de Barcelona, ocorrido no ano passado, congregou diversos profissionais e várias experiências educativas relevantes e que serviram de fundamentos para outras ações transdisciplinares, inovadoras e ecoformadoras. Em reunião plenária realizada no dia 30 de março de 2007, recebemos anincumbência de realizar o III Congresso no Brasil, sugestão aprovada por unanimidade eapoiada pelos Programas de Cooperação Internacional dos Ministérios de Educação deambos os países, em especial pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional,AECI-MEC e pela CAPES-MEC-Brasil.Assim, ao assumir tão honrosa incumbência, sugerimos que fosse também privilegiado o tema complexidade, embora reconhecida como um dos eixos da transdisciplinaridade, nós julgamos que seu destaque seria relevante, tendo em vista a existência de um forte movimento de pesquisa e de práticas educacionais sobre esta temática no Brasil. Cumpre ainda esclarecer que os dois Congressos Internacionais sobre Transdisciplinaridade e Ecoformação anteriores e, sobretudo este, encontram uma forte inspiração nos dois Congressos Mundiais de Transdisciplinaridade, realizados em 1994 em Arábida Portugal e em 2005 no Brasil, bem como nos importantes documentos finais resultantes desses dois congressos mundiais: a Carta da Transdisciplinaridade (1994) e a Mensagem de Vila Velha e Vitória (2005.

Desta forma, surgiu o compromisso para realização deste III Congresso Internacional de Transdisciplinaridade, Complexidade e Ecoformação, nutrido pela esperança de que seria possível a construção de um belo diálogo sobre estas temáticas, um diálogo intelectualmente sério e comprometido, competente e, sobretudo, ético, mas também nutrido pela amorosidade, pela sensibilidade e inclusão iluminadora de todos os seus espaços.

A Universidade Católica de Brasília e a Universidade de Barcelona, ao assumirem a

responsabilidade de organizar este III Congresso, contando com a parceria de outras

universidades e organizações nacionais e internacionais interessadas nestes temas, comprometem-se a dar seguimento às idéias e aos ideais considerados na Carta da Transdisciplinaridade e no Decálogo sobre Transdisciplinaridade e Ecoformação. Vislumbram também a possibilidade de congregar pensadores, cientistas e educadores interessados nos fundamentos e práticas da Complexidade, da Transdisciplinaridade e da Ecoformação, nos mais diversos campos disciplinares e organizacionais. O III Congresso de Transdisciplinaridade, Complexidade e Eco-formação terá como temática geral os fundamentos ontológicos e epistemológicos da Complexidade, da Transdisciplinaridade e da Ecoformação, bem como novas metodologias relacionados à pesquisa, ao currículo, à avaliação, entre outros importantes aspectos. Em destaque, incluímos também a possibilidade de novas propostas de curso em educação superior, especialmente em Pós-Graduação, para conhecimento, divulgação e debate. Através destas escolhas, pretendemos dar seguimento às discussões iniciadas nos eventos anteriores, ampliando a compreensão e os fundamentos de uma prática transdisciplinar e ecoformadora, social e humanamente transformadora.

Brasília, 2 de setembro de 2008

Maria Cândida Moraes

Presidente do III Congresso de

Transdisciplinaridade, Complexidade e Ecoformação.

PROGRAMA DE ATIVIDADES DO CONGRESSO

02 de setembro Local Atividade Coordenação e conferencistas

8:00hs Auditório São Batista de La Salle Recepção aos participantes Secretaria do congresso

9:00hs Auditório São Batista de La Salle Campus 01 Ato de Abertura e boas vindas. Preside:

Pe José Romualdo Degásperi. Reitor da UCB.

Coordena:

Maria Cândida Moraes (Presidente do Congresso)

Ministro da Educação (AC) e demais autoridades acadêmicas e institucionais.

presentes.

Catedrático Saturnino de La Torre/UB.

10hs - 10:30hs Auditório São Batista de La SalleCampus 01 HOMENAGEM AO PIERRE WEIL Coordenação:

Prof. Dr. Ubiratan D´Ámbrósio

Professor emérito da UNICAMP.

Participação musical Valter Pini.

10:30hs - 11hs Intervalo e café

11:00hs - 12:30hs Auditório São Batista de La Salle Palestra de Abertura:

Complexidade globalizada e complexidade restringida. Conferencista:

Prof. Dr. Edgar Morin

12:30hs - 14:00hs ALMOÇO

14:00hs - 15:00hs Auditório São Batista de La Salle Teleconferência:

Mudança Global, ética planetária e a nova visão do mundo das ciências. Conferencista:

Prof. Dr. Ervin Laszlo

Coordena:

Prof. Dr. Ubiratan D´Ámbrósio.

15:00hs - 15:30hs Café

15:30hs - 17:00hs Auditório São Batista de La Salle Fórum:

Ciência, consciência e transcendência. Coordena:

Elydio dos Santos Neto (UMESP).

Participantes:

Dr Amâncio Friaça (USP); Dr. Jung Mo Sung (UMESP), Pe. Pedro Garcia (Madri)

15:30hs - 17:00hs Auditorio K Fórum:

Sustentabilidade e mudança real: a necessidade de ampliação de consciência e de responsabilidade social. Coordena:

Sra Simone Ramounoulou (WHH); Dra. Regina Fittipaldi/UNIPAZDr Mauricio Andrés Ribeiro (ANA);

17:00hs - 18:00hs Auditório São Batista de La Salle Conferência:

Transdisciplinaridade, educação e cidadania. Conferencista:

Prof. Dr. Ubiratan D´Ámbrósio (UNICAMP).

03 de setembro Local Atividade Coordenação e componentes

8:30hs - 9:00hs Auditório São Batista de La Salle Cenário Transdisciplinar Dra. Carmen Oliver (DOE-UB)

Pedro García (OSCM)

9:00hs - 10:00hs Auditório São Batista de La Salle Reflexão dialógica sobre práticas psicossociais:

Nova formação em pesquisa-ação transdisciplinar. Conferencista:

Dr. Pascal Galvani

Universidade de Quebec

Canadá.

10:00hs - 10:30hs Café

10:30hs - 12hs Auditório São Batista de La Salle Fórum:

Pesquisa Metodologia de pesquisa transdisciplinar. Coordena:

Dra. Albertina Mitjáns (UNB)

Participantes:

Dr. José Armando Valente (Livre-docente UNICAMP);

Dr. Saturnino de La Torre (Catedrático - UB);

Dr. Fernando Gonzalez Rey (UNICEUB).

12:00hs - 13:30hs Almoço

13:30hs - 15:00hs Auditório São Batista de La Salle Fórum:

Ecopedagogia e educação para a sustentabilidade. Coordena:

Dra. Rachel Trajber (MEC);

Participam:

Dra. Laís Mourão (UNB)

Dr. Marcos Sorrentino (MMA)

13:30hs - 15:00hs Fórum: RIES

Rede Internacional de Ecologia dos Saberes. Coordenam:

DrSaturnino de La Torre (Catedrático-UB) e Maria Candida Moraes

Participantes:

Dra. Nuria Rajadell (Vice-decana da Faculd Educação-UB);

Dr. José Tejada (Cated.UAB)

Dra. M. Luisa Sevilhano (Cated. UNED).

Dra. Ecleide Furlanetto (UNICID)

15:00hs - 15:30hs Café

15:30hs - 17:30hs A ser definido Mini-cursos e oficinas. Veja relação de minicursos e oficinas abaixo.

17:30hs - 18:30hs. Auditório São Batista de La Salle Conferência:

Ecopedagogia e bio-aprendizagem. Conferencista:

Dr. Francisco Gutiérrez

Catedrático Universidade de la Salle

Costa Rica.

04 de setembro Local Atividades Coordenação e conferencistas

8:30hs - 9:00hs Auditório São Batista de La Salle Cenário transdisciplinar Dra. Maria Antonia Pujol.

(DOE-UB) e Montse Gonzalez (DOE-UB)

9:00hs - 10:00hs Sala ou auditório a ser definido Conferência:

Entre uma educação corporal caótica e uma escolarização corporal ordenada. Dr. Carlos Calvo

Universidade de la Serena

Chile.

10:00hs - 10:30hs Café

10:30hs - 12:00hs Fórum:

Transdisciplinaridade, sensibilidade e corporeidade. Coordena:

Dra Ivani Fazenda (Livre-docente -PUCSP)

Dra Kátia Brandão (UFRN)

Dr. Juan M. Batalloso Navas (IPF-ES).

Dr. Carlos Emediato - Coord REDEPAZ.

10:30hs - 12:00hs Fórum:

Transdisciplinaridade e formação docente. Coordena:

Dra.Luiza Alonso (UCB)

Participantes:

Dr José Tejada (Catedrático-UAB)

Dra. Ecleide Furnaletto.

(UNICID)

Doutorando:

Américo Somermann (CETRANS).

12:00hs - 13:30hs Almoço

13:30hs - 15:00hs Auditório São Batista de La Salle Fórum:

Avaliação cientifica e a urgência de novos enfoques. Coordena:

Catedrática; Flor Cabrera (MIDE-UB)

Participantes:

Dr. Pedro Demo (UNB) Catedrática Eleonora Badilha-Saxe (UCR)

15:00hs - 15:30hs Café

15:30hs - 17:30hs A ser definido Mini-cursos e oficinas. Ver lista abaixo

17:30hs - 18:30hs Auditório São Batista de La Salle Conferência plenária:

Complexidade, redes sociais e sustentabilidade. Conferencista:

Dr. Raul Domingo Motta.

05 de setembro Local Atividades Coordenação e conferencistas

8:30hs - 9:30hs Auditório São Batista de La Salle Conferência:

A complexidade e o Vôo incerto da borboleta. Dra. Maria Conceição de Almeida (GRECOM-UFRN)

9:30hs - 11:30hs Auditório K Fórum:

Tecnologias digitais, complexidade e Transdisciplinaridade. Coordena:

Dra. Maria Luisa Sevillano (UNED)

Participantes:

Dra. Mônica Estrázula (UFRGS); Dra.Silvia Fichmann (USP); Dra. Lucila Pesce (PUC-SP)

9:30hs - 11:30hs Auditório São João Batista de La Salle Fórum:

Paradigma educativo emergente e mediação pedagógica: Novas propostas de formação humana. Coordena:

Dr. Edson Kondo (UCB)

Participantes:

Dr. Francisco Gutiérrez UCR); Dr. Carlos Calvo (ULS-Chile); Dr. Oscar Azmitia (Reitor Un. de la Salle); Dr. Adriano Nogueira (IPF-Br) Prof. Dr. Leonardo Boff (UERJ).

11:30hs - 12:30hs Auditório São João Batista de La Salle Conferencia de Encerramento:

Os desafios de uma consciência planetária na perspectiva de um futuro comum. Conferencista:

Prof. Dr. Leonardo Boff

12:30hs - 13:00hs Auditório São João Batista de La Salle Ato de encerramento

Conclusões e encaminhamentos.

Apresentação musical Autoridades acadêmicas e institucionais.

Preside:

Reitor da UCB José Romualdo Degásperi.

Coordena:

Maria Cândida Moraes (Presidente do Congresso) Catedrático Saturnino de La Torre/UB.

OFICINAS E MINI-CURSOS A SEREM OFERECIDOS

OFICINAS

1. Saberes da tradição e narrativas complexas da saúde e da ecologia - Dra. Maria Conceição de Almeida (UFRN) e doutorando João Bosco Filho (UFRN);

2. Educação integral na perspectiva transdisciplinar - Dra. Vera Lucia Sousa e Silva (FURB);

3. Danças circulares sagradas - Sra. Renata C. Lima Ramos (TRIOM);

4. Mediação Pedagógica - novos processos de doutorado em educação - Dra. Cruz Prado, Catedrática da Universidade de Costa Rica;

5. O sentido das práticas interdisciplinares na formação do aluno em sala de aula - Dra. Ivani Fazenda, PUC-SP, coordenadora do GEPI;

6. Jogos cooperativos e Transdisciplinaridade - Doutorando Marcos T.P Almeida (UFC).

MINI-CURSOS

1. Complexidade, holística e educação - Dra. Izabel Cristina Petráglia (UNINOVE);

2. Como trabalhar o diálogo transdisciplinar em sala de aula - Dr José Bonill (UAB);

3. Metodologia de projetos: uma visão transdisciplinar do processo de gestão educacional - Dr. Fernando Leme do Prado - (Presidente ANET);

4. Da grade curricular à teia transdisciplinar - Profs. Patrícia Limaverde Nascimento e Fátima Limaverde (Escola Vila-Fortaleza, CE.

5. Docência transdisciplinar - Dra. Rosamaria Arnt (CUSC) e Dra. Roberta Galasso(CUSC);

6. Critérios de Avaliação científicos: a necessidade de novos paradigmas - Dra. Flor Cabrera (Catedrática - UB);

7. Corporeidade e criatividade: Deixando pegadas na terra e desfrutando da plenitude do horizonte - Doutoranda Profa. Inma Benedico (UB);

8. Sandplay e transdisciplinaridade - Dra. Kátia Brandão e Ana Rita Sampaio - UFRN;

9. Emoções, sentimentos, consciência e medo sob o olhar transdisciplinar - Dr. Duglas Werkekin Filho (USF);

10. Escuta musical: uma estratégia transdisciplinar para Sentipensar - Dra. Enny Parejo (FCC);

11. Água como matriz pedagógica: da bacia hidrográfica à bacia pedagógica - Dra Vera Catalão e Dra. Josefina Reis (UNB);

12. Jogos em família. Um olhar intercultural e transdisciplinar - Catedrática Dra. Maria de Borja (DOE-UB).

As oficinas e mini-cursos serão oferecidos nos dias 02 e 03 de setembro, com duração prevista de 2 e 4 horas, respectivamente. As inscrições serão feitas junto à Secretaria do Congresso, no dia 02, no momento da entrega dos crachás e pastas.

SECRETARIA ACADÊMICA DO CONGRESSO

Brasil: Dra. Ecleide Furlanetto/UNICID, através do email

poster.transd@gmail.com

Espanha: Dra Maria Carmen Oliver/DOE/UB/.

Para inscrição de pôster é necessário juntar fotocópia do pagamento e da inscrição

realizada.

A data limite de entrega dos pôsteres será até dia 2 de agosto de 2008. O texto deverá

ter não mais do que 8 pg., incluindo o resumo. Formato Times New Roman, 10. Margen

3cm. Bibliografia segundo as normas ABNT.

Lugar de realização do Congresso

Universidade Católica de Brasília CAMPUS 01

Auditório São Batista de La Salle, Bloco Central, campus 1.

Taguatinga

Informação e Secretaria

Secretaria do Congresso: Setor de eventos da Universidade Católica de Brasília

Telefones: 61- 3356 9442 e 3356 9443

Email: ecotransd@ucb.br