1823 –INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO.Provas:Objetivas,Dissertativas, Operatórias, Observação e Registro,Auto-Avaliação.

1823 –INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO.Provas:Objetivas,Dissertativas, Operatórias, Observação e Registro,Auto-Avaliação.

Acrósticos-didáticos

Por Sílvia Araújo Motta

P-Prova Objetiva, instrumento de avaliação,

R-Refere-se à relação funcional entre

O-Os objetivos propostos e a aprendizagem

V-Valorizada no processo da educação,

A-Apenas de conhecimentos específicos.

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O-O importante não é saber o que o aluno

B-Bom de memória “guardou na cabeça”

J-Justifica-se a percepção da compreensão

E-E aproveitamento do conteúdo estudado.

T-Toda avaliação deve ser integrada,

I-Intencionalmente, comentada para

V-Valorização e fixação da resposta certa.

A-A questão errada deve ser reformulada.

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P-Prova tem função essencial diagnóstica,

R-Refere-se à sondagem da dificuldade

O-Ou pode ser somativa e formativa.

V-Vale a reflexão constante da realidade.

A-A crítica e auto-crítica participativa.

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D-Dissertação não tem múltipla escolha!

I-Importante é dominar bem o conteúdo .

S-Sempre expressar o pensamento lógico,

S-Sem nervosismo: prova não “é loteria”

E-E tampouco “bicho de sete cabeças”

R-Revisões diárias dos conteúdos vistos

T-Trazem segurança na dissertação.

A-A oralidade da comunicação, às vezes,

T-Traz dificuldade para a escrita .Vale

I-Investir na gramática e interpretação,

V-Valorizar a leitura e a Língua Portuguesa

A-Adequada, elegante, linda, cantante.

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P-Prova Operatória, instrumento de avaliação,

R-Refere-se à realização de ações determinadas:

O-O tratamento coloquial, em vez do formal.

V-Vale dizer que a “prova dialoga como o aluno”

A-As questões são do contexto histórico-atual.

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O-O aluno não vai apenas identificar,

P-Possível, exata e única resposta correta,

E-Entre um conjunto de alternativas...

R-Requer operação fundamental de expressar

A-Aprendizagem, com respostas escritas.

T-Texto bem claro e elaborado no idioma,

Ó-Organização de idéias na composição,

R-Raciocínio lógico, adequado à solicitação,

I-Interpretação atenciosa à leitura proposta,

A-A resposta justifica a avaliação feita.

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O-O professor deve ser o problematizador,

B-Bem claro, deve incentivar o aluno a buscar

S-Situações para a construção do conhecimento

E-E de acordo com o contexto sócio-cultural,

R-Reavaliando sempre sua ação e interação.

V-Via de experiência na mão e contra-mão,

A-Ambos trocando todas as aprendizagens...

Ç-Competências, normas e limitações devem ser

Ã-Apresentadas diante das funções essenciais.

O-O ensino-aprendizagem exige planejamento.

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E-Educação é um processo de construção de conhecimento.

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R-Reflexões teóricas condizentes,

E-Especificamente, úteis à prática,

G-Garantem aos mestres e estudantes

I-Inicialmente, o desenvolvimento,

S-Sustentável das potencialidades.

T-Todo o processo deve ser bem observado,

R-Registrado, avaliado e auto-avaliado!

O-O educador deve querer saber mais,

S-Sempre atualizando seu conhecimento.

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A-Alunos também fazem auto-avaliação:

U-Uma concepção dialética de educação.

T-Tomar projeção proposta! Na retrospecção,

O-Objetivar e priorizar a reformulação.

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A-Aluno também deve mostrar às instituições,

V-Valor da escola, da família e da sociedade.

A-Apresentar suas dificuldades pessoais,

L-Limitações e justificar os desempenhos...

I-Informar sobre o auto-conhecimento,

A-A incapacidade diagnosticada em aulas,

Ç-Com vistas à nova oportunidade,

Ã-Abordando com interação ideal,

O-Objetivos propostos, não alcançados.

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“Não há educador tão sábio que nada possa aprender, nem educando tão ignorante que nada possa ensinar.”

(BECKER, Fernando. O caminho da aprendizagem. 2ª ed. Rio de Janeiro, 1997.)

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 01/06/2008
Código do texto: T1014435
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