1817-ÉMILE DURKHEIM -Poems -acrostics in english and portuguese
1817-ÉMILE DURKHEIM -Poems -acrostics in english and portuguese
(Poem-Acrostic in English, number 1817)
By Sílvia Araújo Motta(BH/MG/Brasil)
E-Émile Durkheim is considered by the
M-Many to be Father of Sociology; this is
I-Important: “Treat social as fast as things”
L-Limitation by duality in man:individual and social
E-Essential order of the moral; “I mean society.”
-
D-Definition: “The Rules of Sociological Method”
U-Uncommon contribution by “Science Social”
R-Refletion: “Suicide: A Study in Sociology”
K-Knowing, french man with full conscience
H-Humanist; the great Thinker wrote too: “The
E-Elementary Forms of the Religious Life”. He
I-Introduced: “The Division of Labor in Society”
M-Maker´s “Ethics Professional” to solidarity.
-
Belo Horizonte/MG/Brazil, friday, May 14, 2008.
http://www.recantodasletras.com.br/autores/silviaraujomotta
---***---
ÉMILE DURKHEIM
E O
O HOMEM DA CABEÇA DE PAPELÃO
Acróstico sociológico Nº 1798
Por Sílvia Araújo Motta
C-Considerações de Émile Durkheim trazem reflexões:
A-Apresentamos duas CONSCIÊNCIAS em sociedade...
B-Bem caracterizada é a consciência COLETIVA:
E-Crenças e sentimentos comuns na organização social;
Ç-Consciência INDIVIDUAL é perceptível em nossa personalidade:
A-A que diz respeito ao que somos, sentimos e percebemos;
S-São citadas na sua obra:"Da Divisão do Trabalho Social"(1893.)
-
D-Destaca a dependência na coercitividade do corpo social,
E-Em que a sociedade existe como força moral.
-
P-Para Durkheim há dois conceitos de solidariedade:
A-A MECÂNICA, oriunda da semelhança entre os indivíduos,
P-Porque é o grupo, notadamente na religião, que liga o indivíduo à sociedade
E-E a ORGÂNICA, produzida pela Divisão do Trabalho humanos:
L-Leva os membros da sociedade à especialização,
Ã-À fonte principal da solidariedade nas relações sociais.
O-O autor identifica a mudança social entendendo a solidariedade.
-
N-No texto "O Homem de Cabeça de Papelão", o autor João do Rio
A-Apresenta o "Antenor", ser de razão, de verdade, de reciprocidade;
-
S-Sua “consciência individual era repleta de bondade e honestidade"
O-Ou melhor, contrária à consciência coletiva do "País do Sol"...
C-Com tantos fatos sociais, na solidariedade organizacional,
I-Influenciado pela coercitividade da vida em sociedade
E-Ele preferiu usar a "Cabeça de Papelão" daquela realidade:
D-Desprezou a sua verdade, adulou, falsificou e na verdade,
A-Aceitou a verdade "dos outros" e a moral do "senso comum."
D-Definiu cabeças e relógios conforme o clima e a moral convenientes a ele...
E-E o indivíduo Antenor gostou da convivência em sociedade.
Belo Horizonte, 23 de abril de 2008.
(*)Tema da Aula Magna ministrada por Doutor Lúcio Alves
Barros/Professor/Sociólogo/Curso de Direito/FAMIG.