1817-ÉMILE DURKHEIM -Poems -acrostics in english and portuguese

1817-ÉMILE DURKHEIM -Poems -acrostics in english and portuguese

(Poem-Acrostic in English, number 1817)

By Sílvia Araújo Motta(BH/MG/Brasil)

E-Émile Durkheim is considered by the

M-Many to be Father of Sociology; this is

I-Important: “Treat social as fast as things”

L-Limitation by duality in man:individual and social

E-Essential order of the moral; “I mean society.”

-

D-Definition: “The Rules of Sociological Method”

U-Uncommon contribution by “Science Social”

R-Refletion: “Suicide: A Study in Sociology”

K-Knowing, french man with full conscience

H-Humanist; the great Thinker wrote too: “The

E-Elementary Forms of the Religious Life”. He

I-Introduced: “The Division of Labor in Society”

M-Maker´s “Ethics Professional” to solidarity.

-

Belo Horizonte/MG/Brazil, friday, May 14, 2008.

http://www.recantodasletras.com.br/autores/silviaraujomotta

---***---

ÉMILE DURKHEIM

E O

O HOMEM DA CABEÇA DE PAPELÃO

Acróstico sociológico Nº 1798

Por Sílvia Araújo Motta

C-Considerações de Émile Durkheim trazem reflexões:

A-Apresentamos duas CONSCIÊNCIAS em sociedade...

B-Bem caracterizada é a consciência COLETIVA:

E-Crenças e sentimentos comuns na organização social;

Ç-Consciência INDIVIDUAL é perceptível em nossa personalidade:

A-A que diz respeito ao que somos, sentimos e percebemos;

S-São citadas na sua obra:"Da Divisão do Trabalho Social"(1893.)

-

D-Destaca a dependência na coercitividade do corpo social,

E-Em que a sociedade existe como força moral.

-

P-Para Durkheim há dois conceitos de solidariedade:

A-A MECÂNICA, oriunda da semelhança entre os indivíduos,

P-Porque é o grupo, notadamente na religião, que liga o indivíduo à sociedade

E-E a ORGÂNICA, produzida pela Divisão do Trabalho humanos:

L-Leva os membros da sociedade à especialização,

Ã-À fonte principal da solidariedade nas relações sociais.

O-O autor identifica a mudança social entendendo a solidariedade.

-

N-No texto "O Homem de Cabeça de Papelão", o autor João do Rio

A-Apresenta o "Antenor", ser de razão, de verdade, de reciprocidade;

-

S-Sua “consciência individual era repleta de bondade e honestidade"

O-Ou melhor, contrária à consciência coletiva do "País do Sol"...

C-Com tantos fatos sociais, na solidariedade organizacional,

I-Influenciado pela coercitividade da vida em sociedade

E-Ele preferiu usar a "Cabeça de Papelão" daquela realidade:

D-Desprezou a sua verdade, adulou, falsificou e na verdade,

A-Aceitou a verdade "dos outros" e a moral do "senso comum."

D-Definiu cabeças e relógios conforme o clima e a moral convenientes a ele...

E-E o indivíduo Antenor gostou da convivência em sociedade.

Belo Horizonte, 23 de abril de 2008.

(*)Tema da Aula Magna ministrada por Doutor Lúcio Alves

Barros/Professor/Sociólogo/Curso de Direito/FAMIG.

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 22/05/2008
Código do texto: T1000294
Classificação de conteúdo: seguro