HOMENAGEM AO MEU VELHO PAI!

De todos os homens da face da Terra, o Senhor é a minha maior referência em caráter, honestidade, responsabilidade, respeito ao meio ambiente e às pessoas. Se hoje eu sou um excelente pai, isso devo ao Senhor. Se tenho carinho pelos meus superiores, cuidado com o meio ambiente e respeito pelas leis vigentes, também prendi com o Senhor. "Lei se cumpre, não se questiona", me repreendia!

Durante muitos anos eu não tinha ideia do quanto o Senhor sofreu pra nos criar. A minha insensatez e cegueira típicas da juventude, não permitia-me compreender porque somente o senhor trabalhava de domingo a domingo e nos obrigava a acompanhá-lo. Não compreendia porque somente o Senhor insistia em nos criar na zona rural e justificava que levar um monte de filhos pequenos para a periferia da cidade era transformar sua família numa "imundície".

Foi com o Senhor que aprendi que a vida deve ser levada sempre muito a sério e cada grão que a gente colhia não poderia ser vendido, pois nunca se sabia quantos anos ficaria sem chover e sem produzirmos novos alimentos. Foi justamente por isso que nunca morremos de fome!

Foi com o Senhor que eu aprendi que quando os filhos são tratados com o rigor e disciplina, inclusive com umas necessárias correções físicas, não se tornam monstros quando adultos, tampouco se revoltam contra os pais.

Aprendi com o Senhor que um homem deve ter palavra, mesmo que fique no prejuízo; que as mulheres jamais devem ser escandalizadas, mesmo que elas nos provoquem.

Aprendi que eu só teria duas opções na vida: ou estudava pra virar gente e viver dignamente, ou escolheria ir para a roça e trabalhar como burro todos os dias, sem ao menos ter condições ou informações para lutar pelos meus direitos.

Só depois de muitos anos, compreendi que o Senhor me desafiava o tempo todo, não para me destruir ou jogar para baixo, mas para que eu pudesse dar sempre o máximo de mim, que eu pudesse ir mais longe o quanto pudesse.

Aprendi que apesar de todas suas atitudes que pareciam insensíveis e impiedosas, o Senhor é o homem mais sensível, respeitoso, tolerante, protetor dos filhos e misericordioso que eu pude conhecer.

Não tive a sorte de ter a cor dos seus olhos, nem a beleza da sua juventude, mas herdei o melhor que o Senhor tem dentro de si, até porque "o essencial é invisível aos nossos olhos". (Saint Exupery)

Que orgulho de tê-lo como meu pai. O Senhor, que nunca conseguiu assinar direito o próprio nome, incentivou-me para que eu fosse mais longe academicamente entre todos da família e mesmo assim mantivesse a humildade e amor pelos trabalhos mais braçais e penosos sem qualquer tipo de vaidade. Como não agradecê-lo? Aprendi a ser simples e humilde!

E hoje, o meu grande ídolo completa 74 anos esbanjando saúde física, porém, prejudicado pelas crises de depressão que o atormenta dia após dia. Mas estaremos juntos nesta batalha até o fim, porque nós somos mais iguais do que um dia supomos.

Meus parabéns ao Zezinho, Zé Galego, Galego. É assim como é chamado JOSÉ TOMAZ LOPES, que também é conhecido como o homem mais trabalhador da face da Terra.

Toda a minha reverência nesta data ao Senhor, meu querido PAI.