Autores

Perfil

Ivan Lopes ocupa a cadeira 10 da Academia Laranjalense de Letras, tendo como patrono Graciliano Ramos. Nasceu em 05 de julho de 1974 na cidade de São Paulo do Potengi, no Rio Grande do Norte. É filho de Irene Lopes e José Tomaz Lopes, ambos lavradores e analfabetos. Cursou o Ensino Fundamental na Escola João Marques de Araújo, em Santa Maria/RN e fez o curso magistério no Colégio São José, em São Paulo do Potengi/RN.
Em 1990 fundou o jornal Tribuna de Santa Maria que foi publicado até o ano de 1996, quando então mudou-se para a cidade de Laranjal do Jari-AP. Em 1995 formou-se em professor das séries iniciais e começou a trabalhar na Sociedade Educadora São Francisco de Assis. No mesmo ano começou a publicar artigos no jornal Tribuna do Norte de Natal na coluna intitulada “Potengi”. Após prestar ser aprovado no concurso do Estado do Amapá, transferiu-se para a cidade laranjalense.
Em 2001 começou a escrever para o jornal regional Vale do Jari, onde permanece desenvolvendo suas funções ate os dias de hoje como redator, repórter e colunista. Em 2005 começou a escrever para o jornal A Gazeta, de Macapá, na condição de colaborador. Neste mesmo período foi convidado a ingressar na Academia Laranjalense de Letras por indicação do confrade Cláudio Chaves. Desde o início de 2008 publica seus artigos semanalmente nas terças-feiras no jornal A Gazeta. Em Julho de 2011 fundou o Jornal TRIBUNA DO VALE, um periódico quinzenal com grande circulação na região do Oeste do Pará e Estado do Amapá, especialmente nas cidades de Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Monte Dourado, Almeirim, Macapá, Santana e Porto de Moz.
Em 2007 concluiu o Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá e em 2008 iniciou uma nova graduação, desta vez pela ULBRA, com o curso de Letras, Lingua Portuguesa e Literatura. É pós-graduado em Gestão e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Atual. Atualmente cursa Bacharelado em Jornalismo pela Uninter. 
Em dezembro de 2011, Ivan Lopes recebeu o título de CIDADÃO LARANJALENSE da CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE LARANJAL DO JARI. 
Ivan Lopes recebeu influência de escritores Graciliano Ramos, Diogo Mainard, Alexandre Garcia, Vinícius de Moraes, Arnaldo Jabor, Jô Soares e Érico Veríssimo. O colunista tem preferência por textos críticos, principalmente contra as deficiências da educação brasileira e das irregularidades nos diversos setores públicos do país, principalmente na política.