A SOMBRA









 
 
Dia destes, sob o sol de outono das quinze horas, em Valinhos, em frente a Clinica Meirelles onde eu havia passado por uma consulta com o cardiologista, aguardava o taxi (uber) para voltar pra casa.
Enquanto isso aproveitei para fazer umas fotos do local. Dei-me de cara com a minha própria sombra e também da Rosa, minha esposa. Não tive duvidas. Fotografei as nossas sombras. Interessante, ao edita-las comecei a conjecturar uma explicação lógica para a sombra, o porquê e principalmente para que serve uma sombra.
Afinal, a minha sombra sou eu refletido na frente, atrás ou dos lados.
Claro, a sombra de uma arvore nos protege do sol escaldante. A sombra de um telhado nos protege do sol, da chuva e do frio. E a nossa sombra serve para  que?
Nessas divagações e indagações resolvi procurar nos dicionários.
Vejam que maravilha eu encontrei.
 
 SIGNIFICADO DE SOMBRA
 
Substantivo feminino.
- Interceptação da luz por um corpo opaco: sombra da árvore.
 - Característica ou particularidade do que é escuro; escuridão, noite.
[Pintura]  (Figurado) Cores escuras, sombrias de um desenho;
- [Figurado] Vestígio, leve aparência: não há sombra de duvida.
 - [Figurado] Mácula, defeito, senão: só via suas sombras.
- [Figurado] Alma, espírito, visão, fantasma: a sombra de Aquiles.
 - [Figurado] Quem pela sua magreza parece um espectro, uma sombra.
 - [Figurado] Quem acompanha ou persegue constantemente alguém.
 - O que perdeu o brilho, o poder, a influência que possuía.
- Estagnação em relação ao progresso; prevalência da tirania, do erro: esperemos que passe a sombra desses tempos.
- Condição de quem está completamente sozinho; solidão.
O que tem causa oculta, desconhecida ou incompreensível; mistério.
locução prepositiva.   À sombra de. Debaixo de alguma coisa que produz sombra.
[Figurado] Sob a proteção de algo ou de alguém: à sombra do pai.
Expressão  Sombras da morte. Aproximação da morte.Sombras da noite.
Escuridão; em que há trevas, escuridão.
 - Fazer sombra a. Obscurecer o merecimento de alguém com o próprio valor.
 -  Lançar uma sombra sobre. Obscurecer, diminuir a importância de.
 - Passar como uma sombra. Ser de curta duração.
- Nem por sombra(s). De modo algum; sem possibilidade.
Viver na sombra.
Viver na solidão, em condições humildes.
- Ter medo da própria sombra. Assustar-se por qualquer coisa.
- Viver à sombra de (alguém). Ser protegido, auxiliado por (alguém).
 - Reino das sombras. Região dos mortos.
 
Etimologia (origem da palavra sombra). De origem questionável.
Sinônimos de Sombra
Sombra é sinônimo de: escuridão, noite, sombreado, vestígio, mácula, defeito, senão, alma, espírito, solidão, mistério.

CONCLUSÃO, não cheguei a lugar nenhum. Continuo sem saber para que serve a nossa sombra. E o caro amigo leitor, o que acha?
Deixo aqui ao caro amigo leitor a oportunidade de traduzir a sombra, seus mistérios e conceitos enquanto um substantivo feminino, impalpável, quase abstrato, mas real, vez que podemos visualizar.
Vejamos como é interessante. Podemos transportar o nosso corpo físico, uma arvore, um poste ou qualquer outro objeto com a sua sombra, mas tão somente ela não pode levar a lugar algum.
Ah! Ah! Ah! Ah! Um pássaro pode pousar e fazer cocô na nossa sombra. Podemos jogar entulhos na nossa própria sombra, entretanto não temos nenhum domínio sobre ela. Na foto ilustrativa deste texto podemos verificar que um veiculo qualquer pode passar por cima da nossa sombra sem nos atingir. Engraçado, segundo os nossos dicionários existem sombras que nos incomodam.

Enfim, espero ter contribuído em alguma coisa através deste texto maluco sobre a sombra.







NOTA
Quero deixar bem claro que os textos explicativos sobre o significado de sombra por este poeta elencados eu colei do dicionario on line do google. Portanto, não 
é da minha autoria e responsabilidade.