Uma homenagem especial ao poeta Augusto do Anjos

Uma homenagem especial ao poeta Augusto dos Anjos

O meu carinho, a admiração e o respeito aos Escritores e às Artes, com uma homenagem especial ao poeta Augusto dos Anjos.

Em julho de 2010 viajei de Belo Horizonte onde morava, até Leopoldina (na Zona da Mata de Minas), perto de Juiz de Fora, só para visitar o túmulo de Augusto dos Anjos (1884-1914), poeta da minha afetuosa admiração, um dos mais admirados dos poetas brasileiros e, por certo, o mais original.

Quando estive lá, o soneto Debaixo do Tamarindo constava gravado numa placa à beira do túmulo do poeta, debaixo de um pé de tamarindo, dando sombra na sua sepultura. O tamarindo de Augusto vem com ele desde lá da Paraíba, onde nasceu.

Segundo consta numa crônica do escritor mineiro Napoleão Valadares, publicada no livro Passagens da Minha Aldeia, no dia 20 de abril, aniversário de nascimento de Augusto dos Anjos, o Governo do Estado da Paraíba, com uma comitiva composta por treze representantes de instituições culturais, havia plantado uma muda de tamarindo à beira do túmulo do poeta, precisamente a 20 de abril de 2002. Consta ainda, na referida crônica, que o Tamarindo de Augusto aparece em "Vozes da Morte", em "Queixas Noturnas" e em "Debaixo do Tamarindo."

Onofre Ferreira do Prado
Enviado por Onofre Ferreira do Prado em 19/09/2020
Reeditado em 05/12/2020
Código do texto: T7067348
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.