EXALTAÇÃO A BURITIS

Exaltação a Buritis

Faz tempo que eu acalentava o sonho de escrever um poema para homenagear Buritis, a cidade onde nasci, no noroeste de Minas, 220 quilômetros de Brasília - (DF) e 750 quilômetros da capital do Estado - Belo Horizonte.

A homenagem é relativamente modesta diante da importância da cidade, do município, do seu povo e da região.

Não era uma tarefa tão fácil, uma vez que era imprescindível que o texto exprimisse entusiasmo e sentimento patriótico, sem agredir os preceitos da gramática, aproximando da técnica, ou ainda, que pudesse ter algum valor como criação literária. Posto isto, os vinte versos que compõem o poema foram concebidos com nove sílabas poéticas, seguindo a tradição dos hinos brasileiros, trazendo na sua maioria as tônicas na terceira, sexta e nona sílabas de todos os versos. Claro, sem a pretensão de ser um hino, pois sou de opinião que o hino de uma cidade deveria ser adotado rigorosamente através de concurso. As cidades precisariam ser bem representadas por um trabalho que estivesse à altura de seu tempo, do valor, tradição e cultura de seu povo. Para se terem uma ideia, o Estado de Minas Gerais ainda não tem o seu hino oficial. A Constituição Estadual de 1989 definiu em seu sétimo artigo que, são símbolos do Estado, a bandeira, o brasão e o hino. Este, para tornar-se oficial deve ser aprovado por concurso ou por decreto do governador. A Secretaria de Estado da Cultura e a Assembleia Legislativa instituíram anos atrás concursos para escolha do hino, entretanto, a comissão julgadora abriu mão das composições inscritas, por considerá-las aquém das expectativas, desclassificando centenas de letras, por não alcançarem os padrões estabelecidos de métrica, tema e qualidade. A criação literária mais conhecida dentro e fora de Minas é, "Oh! Minas Gerais", tida por muitos como o hino oficial, que na verdade é originária da valsa italiana "Viene Sul Mare" (Venha Para o Mar), com letra adaptada por José Duduca de Moraes. Sendo assim, vamos ao poema:

Exaltação a Buritis

Buritis nosso chão brasileiro,

Tão querido "que aos céus arrebatas."

Com teu povo tu és altaneiro,

Desde os lares aos verdes das matas!

Da conquista viril no passado,

Do ideal dos heróis ancestrais,

Que ostentamos tão nobre legado,

Das riquezas de Minas Gerais.

Nesta terra de belas palmeiras

E o Urucuia imponente a fluir,

Tua flama transcende as fronteiras,

Para mais elevado porvir...

Todos juntos alçando ao sucesso,

Com trabalho, vontade e emoção,

De mãos dadas tecendo o progresso,

Todos livres e livre a Nação!

Sempre unidos num firme ideal,

Brava gente que vence feliz.

Buritis teu valor colossal,

Hás de dar tanto orgulho ao País!

Onofre Ferreira do Prado
Enviado por Onofre Ferreira do Prado em 21/12/2018
Reeditado em 12/08/2022
Código do texto: T6532607
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.