Homenagem a um herói

Homenagem a um herói

Ao herói Hemetério Gonçalves,

Rendo a ti esta simples homenagem

Pela árdua campanha na Itália,

Pela tua bravura e tua coragem.

Na Segunda Guerra Mundial,

Tu foste herói, tu foste forte

E viste a morte junto a teus pés,

Mas o Senhor não quis a tua morte.

Quantos pereceram em combate!

E não tiveram a mesma sorte,

De alguns nem túmulo se conhece,

Só restou saudade, a dor e a prece.

A história será implacável,

Jamais o teu nome esquecerá,

Tu foste por Deus abençoado

E como herói - serás lembrado!

(Não podemos deixar perecer as páginas de heroísmo conquistadas com o sangue de nossos valorosos soldados na Segunda Guerra Mundial, pois elas simbolizam a pujança de uma raça, a liberdade e o valor de um povo. Hemetério Gonçalves merece muito mais que um simples poema como homenagem. Merece um busto em praça pública, para reverenciar a sua memória pelo ato de civismo e de bravura.

O Veterano da Força Expedicionária Brasileira, Hemetério Gonçalves, nasceu em Buritis no dia 10 de março de 1918, vindo a falecer na mesma cidade natal, no dia 15 de agosto de 2002. Era primo em primeiro grau de meu pai, deixando uma legião de amigos e de parentes. Este assinalável brasileiro foi o único urucuiano que lutou nos campos da Itália, para defender a honra e a liberdade de um povo, numa guerra odiosa, pela vaidade de poder e demonstração de força, levando vários países a uma guerra catastrófica, ceifando a vida de milhares de inocentes. Um dos motivos mais importantes para desencadear a Segunda Guerra Mundial foi o surgimento, na década de 1930, na Europa, de governos totalitários, com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Posto isto, quero informar que trago de longo tempo, um projeto para construção de um busto de bronze para homenagear este brasileiro. Pensando levar adiante este projeto, cheguei a fazer uma pesquisa, constatando que em Goiânia foi o lugar onde encontrei o escultor com o preço mais acessível. De início, lembro que um busto bem trabalhado não fica barato. Sendo assim, estou examinando com carinho as possibilidades e os meios para a concretização do projeto, uma vez que história de um lugar começa ser feita com as pessoas e com os componentes envolvidos no curso dos acontecimentos dentro de um contexto vivido.)

Onofre Ferreira do Prado
Enviado por Onofre Ferreira do Prado em 03/12/2018
Reeditado em 12/08/2022
Código do texto: T6517862
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.