“OTIMIZAÇÃO - REVOLUINDO”

Dr. Marcio – Como conseguir ser bastante produtivo, sem medo, atirado, fazendo crescer a mim e a minha Empresa. Fred D

Fred - Nos tempos em que a busca obcecada pela “Qualidade Total”, quase enlouquecia os empresários, fanáticos pelas autoajudas, criamos um termo sensato, que nos levasse ao crescimento, sem desespero, ou autofagias, que produziam concordatas ou úlceras gástricas.

Chamamos este crescimento de “Otimização”, onde o raciocínio era muito simples: do patamar pessoal e empresarial presente, ao almejado, existia um percurso a ser caminhado, onde nossa esperança era a de que, o fim nunca fosse atingido, pois entendíamos o óbvio: “empresas e pessoas sem problemas, só as falidas, dirigidas por gênios”.

Nosso método consistia em diagnosticar nosso comportamento e a cultura da empresa, usando o mesmo método científico, em que se apóia a medicina e a partir da percepção das dificuldades criados pelas pessoas, entender onde estavam os gargalos e propor discussões, para que as partes envolvidas aprendessem a achar soluções viáveis, condizentes com o quanto, o como e em quanto tempo, para atingir independência e coragem para prosseguir.

Desta forma, não se davam “passos maiores que as pernas”; os equívocos não eram grandes e o desafio festejado, induzindo sempre, novas modificações.

Vimos empresas artesanais serem elevadas a potências no seu setor e sabemos, pela amizade criada, que seu pessoal continua com “a cabeça quente”, porém sorrindo.

Nossa maior satisfação sempre era obtida, quando se conseguia mudar o ambiente empresarial, com o envolvimento do pessoal, após compreensão, de que as pessoas são a empresa e não o produto. Este era o resultado da interação destas pessoas, entre si e com o manuseio gentil, com a matéria prima, num gesto de amor e conquista.

Muitos, que não aceitaram esta visão, lutam com mais desgaste e vivem estresses difíceis de sem superados, transformando trabalhadores em “recursos”.

Para exemplificar: se alguém pergunta ao médico onde comprar o medicamento receitado e o profissional explica, que virando a primeira rua à direita, andando reto por três quarteirões, será encontrada uma farmácia, mas o cliente crendo ter entendido a explicação caminha 12 quarteirões e não vê a farmácia, não adianta prosseguir, pois o caminho está errado. Há que parar, inquirir a alguém sobre o rumo certo e tentar de novo, ou voltar a ponto de partida e procurar entender a explicação inicial.

Este caminho deveria ser perseguido por todos, que passam o dia cometendo os mesmos erros e procurando remédios em postos de gasolina. É o caso do marido que “quebra o pau” diariamente com a família e nunca consegue se fazer ouvir, ou do patrão que não entende “como é possível, que não consigam cumprir ordens tão simples!”.

Para quem lida com pessoas como nós, isto é o mais simples e corriqueiro de ser percebido nas relações interpessoais.

Em nossa busca, procurávamos descobrir um termo, como a medicina faz que fosse simples e capaz de dar a noção deste trabalho.

Vendo nosso filho, publicitário iniciante, fazendo um logotipo, percebi que, embora por nós desconhecida, a palavra já tinha sido inventada por ele. A palavra era: REVOLUINDO.

Com ela queremos conscientizar empresas a se otimizarem REVendo no passado a formação dos alicerces, que iniciaram seu esquema de continuar evOLUINDO, graças às conquistas e seus erros, construindo planejamentos contínuos, sem atropelos.

Continuaremos trabalhando com muito empenho, para mostrar que o erro é saudável, ao se construir uma trajetória e não um acontecimento capaz de criar vergonha, quando se tenta acertar.

E iremos lembrar, principalmente, que só poderemos construir um pouco de saber, se soubermos aprender com os que estão começando, mas têm muitas idéias boas.

Existe um curso que ministramos, chamado de “Brainstorming” (“Tempestade Cerebral”, termo jocoso), que preferimos chamar de Pensamento Criativo, já abordado nesta seção, que facilita a percepção de soluções acreditadas difíceis, mas ao se obter a resposta, percebe-se como as pessoas partem de um princípio, de que são incapazes para encontrar soluções.

Este processo tem nos ajudado a REVOLUIR, com muito humor, ao praticá-lo.

Temer solucionar algo é o caminho para o sofrimento, Fred. Julgue-se humano e pesquisador, sem medo.

______________________________________

Dr. Márcio Funghi de Salles Barbosa

drmarcioconsigo@uol.com.br