COMPUTADOR PORTÁTIL PRODUZ LESÃO NA COLUNA CERVICAL? – Pergunte ao Doutor! - 9

Gostaria de saber se é possível ser produzida uma lesão de pescoço, pelo uso abusivo de computador portátil (laptop), pois eu e meu irmão usamos estes computadores e estamos apresentando dores fortes no pescoço. – Egberto – Jundiaí (SP).

Egberto, você acaba de lançar uma pergunta muito oportuna, que têm sido muito abordadas nos consultórios pois seguindo as normas de uso da computação (com computador de mesa, chamado de desktop), é importante digitar, sem precisar olhar para o teclado, pois isto pode causar o aparecimento de hérnia de disco nas vértebras do pescoço; é igualmente importante que o centro da tela do computador fique à altura dos nossos olhos, estando assentados em posição confortável, sem forçar inclinações na coluna torácica e/ou lombar.

Conheço muitos proprietários de laptops, que adquiriram mouse e teclado separados, usando o computador portátil sobre um suporte que o posiciona à altura dos olhos.

Tenho uma amiga fisioterapeuta que faz com freqüência advertências sobre a saúde da coluna dos micreiros.

Creio que os ortopedistas deverão se manifestar sobre estes assuntos em breve, baseados na observação estatística dos casos.

Claro está que o conforto de transporte dos dados permitidos pelo computador portátil para reuniões é insofismável, mas com a construção dos pendrives de maior capacidade de armazenamento e dos DVDs regraváveis facilitou em muito o transporte, diminuindo inclusive o risco de furtos, dos cobiçados portáteis.

Uma visita ao ortopedista lhe tirará a dúvida, sobre se vocês estão com problemas de postura.

Já que estamos falando nestes problemas, convém lembrar a necessidade de se prevenir das chamadas lesões por esforços repetitivos (sigla L.E.R.). Sempre que repetimos à exaustão determinados movimentos, temos a possibilidade de adquirirmos alguma manifestação desta lesão tendinosa-muscular. Qualquer digitador de computadores (no passado eram as máquinas de escrever) sabe que o cansaço físico e o esforço produzido pode causar dores nos punhos, nos braços e nos ombros, podendo se tornarem crônicas e até incapacitantes.

Para se evitarem estas lesões há a necessidade de haver um suporte para os punhos, ao se digitar, ou ao se manusear excessivamente o mouse. Todas estas precauções, acrescidas de descanso para o apoio dos pés, assentos e encostos trazendo acomodação correta. Não confundir com poltronas macias, que agravem a coluna.

Dores articulares contínuas devem ser investigadas, evitando agravamentos crônicos, com lesões irreversíveis.

_____________________

www.drmarcioconsigo.com