Lei da ação e da reação

Seria muito bom que nós humanos, seres racionais, pudéssemos escolher nossas ações e reações diante do mundo que habitamos. Seria tão belamente matemático prevermos nossas atitudes e sentimentos a partir de provocações e comandos. Seria confortável agir depois de pensar, de preferência sem sentir.

Mas a cervical tensa causa dor no pescoço e a contração muscular involuntária piora a lombalgia, travando o andar adiante, enquanto a cabeça parece que vai explodir.

Apesar de humanos, intelectualmente virtuosos, re-agimos, porque esta é uma qualidade natural do animal que também somos. E quando sofremos o que primeiro ‘grita’ em nós é o nosso lado irracional, o corpo.

Dívida permanente que nos faz lembrar nossa condição complexa e ambígua, de seres livres que nem sempre conseguem escolher. Triste medida que condena a humanidade a sua natureza.

A reação é uma qualidade animal, não é fruto de uma escolha. O lugar da dor nos reduz ao nosso próprio ego, nos afastando do outro, diminuindo nossa capacidade de liberdade e de ação.

Caminhar no sentido da transcendência é um processo difícil, que exige a ampliação da mente na dimensão do coletivo, o que ocorre a partir do momento em que me questiono, sem julgar o outro, permanecendo dentro do grupo.

Haja luz e força!

Samanta Obadia

Samanta Obadia
Enviado por Samanta Obadia em 25/02/2012
Código do texto: T3518981