PAPO DE BOTEQUIM II

Eh! A curiosidade não me deixou por todos esses dias que permaneci calado. Ao encontrar com outros que não são professores, mais especificamente Bombeiros e Policiais Militares, não conheço nenhum agente penitenciário, não podemos esquecer dos Policiais Civis, as conversas foram bem informativas... Acontecimentos noticiados, futebol... Confesso que não é um assunto preferido por mim o tal do futebol... Até que sempre chegávamos ao assunto da “Crise no Corpo de Bombeiros” do Estado do Rio de Janeiro...

Não me furtei e perguntei a todos: Caso a Educação (Professores) estivessem na posição inversa eles fariam o mesmo? Vocês dariam apoio ao movimento dos professores? Sairiam às ruas, paralisariam suas atividades profissionais para dar apoio?

A situação ficava um tanto instável! Teve até um cidadão que pertence ao corpo de Bombeiros que acho que eu representava esse ou aquele político... Ficou aborrecido instantaneamente!!! Nesse ponto tenho que concordar com determinadas falas sobre o “Curral Eleitoral Local”...” É verdade, ele existe! Passada essa fase crítica, as apresentações reforçadas, mais umas cervejas, um tira-gosto a mais...

- “Não! Não é a mesma coisa. Acredito que vocês estão dando apoio porque fomos os primeiros e temos outra relevância social... Olha aqui a tabela nacional dos salários! Isso é um absurdo”. – Isso foi uma média das falas dos bombeiros, sem falar em demasia.

Quanto aos outros militares e civis interpelados... Nada! Categoricamente: Não! Chegando a afirmar que isso não é problema deles.

Infelizmente não consigo mudar de idéia... Queríamos pegar carona para obter visibilidade? A conversa de Greve Legal é “balela” (parafraseando colegas!)? Deveríamos estar alicerçando nosso movimento constantemente?

AGIR para MUDAR / MELHORAR / EXTINGUIR:

- Grade das disciplinas;

- Informática estúpida;

- Material didático;

- GLPs como moeda de troca (Como deveriam ser distribuídas?);

- Exigir dos municípios um bom trabalho de base;

- Uso eficaz das tecnologias midiáticas;

- A existência de cadeiras como a de “Projetos”;

- Falta de profissionais como Orientadores Educacionais, Psicólogos...

- Uma merenda decente para os alunos e Vale refeição para os profissionais;

- Aulas de apoio (reforço) para os discentes com dificuldades;

- Escola integral – Fim da Escola em turnos;

- Transparência nos gastos públicos realizados na Educação;

- Consulta obrigatória aos profissionais antes de implementar planos de Secretários de Educação – Em forma de Lei (Não é uma democracia?);

- Dedicação exclusiva através de um salário compatível com a formação dos profissionais da Educação, compatíveis com o mercado de trabalho (tempo de atuação, cursos de extensão, etc).

- “Apagão” da mão de obra brasileira – Falta de profissionais qualificados nas mais variadas áreas – Como continuar a crescer? Brasil importando profissionais de outros países!!!

- Instalações prediais das unidades em condições. Estudos de Engenharia para reforma das unidades visando as “Edificações Inteligentes”, economizando energia, mantendo um ambiente agradável e condizente com as atuais tecnologias desenvolvidas para o bem estar humano e planetário.

Bom! Tenho muito mais para colocar nessa lista. Creio que você também! Poderia colocar links corroborando com vários dos itens citados, com profundos estudos de relevância dos mesmos.

Não consigo ver motivos para apoiar “Crises” nos Corpo de Bombeiros, tão pouco ser apenas parte dos grupos de apoio ao movimento dos que não viriam apoiar as transformações que a Educação exige para ser de Excelência como quer o Brasil do Futuro.

Podem “bater” à vontade... Só quero ver quem não sabe que a melhoria da Educação passa por tudo isso e muito mais!

Agora... Salário digno pra mim ainda é R$ 5.000,00 por matrícula... Mais ainda para os de 40 horas.

Infelizmente só vou a Cidade do Rio de Janeiro em caso de Urgência... Odeio Cidades desse porte!!!! Boa viagem.

ESCOLA INTEGRAL e EXCELÊNCIA na EDUCAÇÃO – ESSA É MINHA LUTA! O resto sim é que é BALELA!