A Importância Litúrgica No Culto Evangélico – Parte 05

Porque os líderes evangélicos não devem usar em suas igrejas imagens e estátuas de santos para utilizar como referência e dar conselhos doutrinários e espirituais ?

Os líderes evangélicos geralmente evitam o uso de imagens e estátuas de santos por várias razões doutrinárias e espirituais:

Adoração exclusiva a Deus: A tradição evangélica enfatiza a adoração exclusiva a Deus, sem a intermediação de santos, imagens ou objetos sagrados. Os líderes evangélicos ensinam que a adoração e a devoção devem ser direcionadas apenas a Deus, conforme ensinado na Bíblia.

Prática bíblica: A Bíblia proíbe explicitamente a idolatria e a adoração de imagens e ídolos (Êxodo 20:4-5). Os líderes evangélicos baseiam suas práticas e ensinamentos na autoridade da Palavra de Deus e, portanto, evitam o uso de imagens que possam desviar a adoração de Deus.

Ênfase na fé em Jesus Cristo: A ênfase principal da fé evangélica está na pessoa e obra de Jesus Cristo como único mediador entre Deus e os homens (1 Timóteo 2:5). Os líderes evangélicos concentram-se em apontar as pessoas para Jesus como o único Salvador e Redentor, e não em santos ou figuras veneradas.

Evitar sincretismo religioso: O uso de imagens de santos pode levar a práticas de sincretismo religioso, misturando elementos da fé cristã com crenças e práticas de outras religiões. Os líderes evangélicos procuram manter a pureza doutrinária e evitar qualquer comprometimento com ensinamentos ou práticas que contradigam a Palavra de Deus.

Foco na centralidade de Cristo: Os líderes evangélicos acreditam na centralidade de Cristo em todas as áreas da vida cristã, incluindo a adoração, a vida de fé e os ensinamentos doutrinários. Eles evitam qualquer prática ou ensinamento que possa desviar o foco de Cristo e Sua obra redentora.

Portanto, os líderes evangélicos optam por não usar imagens e estátuas de santos em suas igrejas como forma de manter a pureza doutrinária, enfocar a centralidade de Cristo e evitar práticas que possam desviar a adoração de Deus. Em vez disso, eles direcionam os fiéis para uma fé simples e sincera em Jesus Cristo como único Salvador e Senhor.

Roberto Dovanni
Enviado por Roberto Dovanni em 24/03/2024
Reeditado em 24/03/2024
Código do texto: T8026574
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.