DÉJÀVU

Quinta-feira, 21 de Março de 2024.

Existe uma afirmação popular que diz que "um assunto puxa o outro". Sendo verdade ou não, pode-se aplicar isso em quaisquer circunstâncias. Até mesmo num espaço como esse. Assim, sigamos em frente. No dia de ontem foi abordado o tema da incerteza e indefinições em algumas nações deste mundo. E foram relatadas certas situações que os envolvem.

Acontece que de incertezas e indefinições, as temos em demasia em nosso próprio país, o Brasil., atualmente. Até já afirmam com certa convicção estarmos sob um regime ditatorial. Neste caso, sob uma ditadura da toga, pelas muitas situações as quais se está atravessando, com relação à proibições diversas do que se pode ou não afirmar em condições de normalidade.

É verdadeiramente estranha uma situação como essa. Segundo um contingente de pessoas sérias, sóbrias e conhecedoras de termos jurídicos, nesses últimos tempos tem havido uma verdadeira transgressão às leis do país. Até mesmo afirmam ter a nossa Constituição Federal ferida de morte. Com atos perpetrados de forma inconstitucional, por agentes públicos brasileiros. No caso, alguns dos ministros do Supremo Tribunal Federal, STF.

Se a situação está mesmo nesses termos, é preocupante. Porque não há como se admitir uma coisa dessa. Atos inconstitucionais ferem de morte o próprio país. Além de ferir pessoas. E, realmente, alguns casos já vieram à tona, para conhecimento de todos. Um deles foi a detenção, no aeroporto de São Paulo, de um jornalista português, que veio ao país cobrir o evento de 25 de Fevereiro último, na Paulista, nesta cidade.

Este fato está repercutindo no Senado Federal, onde alguns senadores arguiram um agente da Polícia Federal, um delegado, que participou daquela detenção. E este acabou por complicar-se em suas explicações. Ou seja: não conseguiu explicar o inexplicável.

Entretanto, há muitas outras circunstâncias despertando interesse por parte dos que não admitem transgressões. Gente imbuída do espírito de legalidade. Com isso, um grupo de deputados federais e alguns senadores, estiveram em Washington na semana passada, para participarem de uma audiência no Congresso Nacional Americano. Só que esta acabou por não realizar-se. Mas há a expectativa da marcação de uma outra em futuro breve.

Desta forma, todos devemos nos preocupar com tais acontecimentos. É inadmissível que permitamos ver um país como o nosso ser transformado num país comunista/socialista, porque já tivemos outras circunstâncias que nos ameaçaram no início da década de sessenta do século anterior. E isto nos custou vinte e hum anos de regime militar.

Sendo assim, se é que corramos perigo de novo, o último recurso será contar, e esperar, as ações militares. Novamente.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 21/03/2024
Reeditado em 21/03/2024
Código do texto: T8024520
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.