O FUTURO INCERTO E INDEFINIDO DE CERTAS NAÇÕES NO MUNDO

Quarta-feira, 20 de Março de 2024.

Em continuidade ao tema anterior deslanchado neste espaço diário, há que se registrar uma certa displicência da própria humanidade, em permitir algumas situações que lhes são pertinentes. E estão incluídas nos chamados direitos sociais, que abrangem uma série de ocorrências.

Como dito no texto anterior, é inadmissível que em pleno andamento do Século XXI ainda sejamos submetidos à certas circunstâncias, tais como escravidão, fome, sofrimentos físicos e psicológicos, doenças, dentre várias outros.

Sabemos todos que existem organizações mundiais que possuem força de interferência em muitos assuntos relativos à discrepâncias. A ONU, a OTAN, e mais outras, deveriam buscar intervir em certas dificuldades de certas nações. Mas elas não o fazem. Paciência.

É bem sabido e conhecido os graves problemas que possuem várias nações africanas. Também no Oriente Médio. Nas Américas não são diferentes essas problemáticas. E uma das mais graves atualmente é a situação em que Cuba se encontra.

Com o desmanche da União Soviética, o favorecimento que a Rússia destinava à Cuba, desmontou-se também. E assim muitas coisas foram retiradas de lá, causando sérias situações àquele país. E os reflexos disso são os que hoje observamos. A fome e a má distribuição de energia elétrica à população, são situações periclitantes. Bem como também a limitação à liberdade. E isso está estimulando esta a protestar contra o Governo de lá.

O interessante é saber que Cuba dista poucos quilômetro dos Estados Unidos. E a diferença entre essas duas nações são profundas. Milhares de cubanos já fugiram para lá. Mas outros seguiram para mais distante. E são estes que andam ajudando seu povo (seus parentes). E esses acabam por possuir uma certa vantagem aos demais de lá.

Talvez se as grandes potências se voltassem para esses tipos de dificuldades populacionais, a preocupação com grandes exércitos e poder bélico, poderiam ter seus gastos voltados aos mais famintos e sofridos de outros países. Mas parece que isso ainda não tocou o coração daqueles que se voltam para poderes absolutos. Com isso, a humanidade vai pagando um preço muito alto.

Com o advento das redes sociais através da internet, bem como de certos sites, um deles o Youtube, todos temos as chances de sabermos de muitas coisas que acontecem mundo afora. E especialmente na questão cubana, os muitos foragidos de lá, espalhados por outras nações, publicam vídeos dessas suas fugas.

Assim podemos assistir estarrecidos o deslumbramento deles ao se estabelecerem em outros país. E o fator supermercados é o que mais os deslumbram. Por verem o que não viram em Cuba. Então ficam boquiabertos com o que estes expõem em suas instalações. É uma coisa de arrepiar a quem os assistem. Chega a ser chocante. E esta é a expressão que mais empregam nessas oportunidades.

Será que um dia, num futuro breve, teremos essas situações resolvidas? E favoravelmente? Ou determinantemente?

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 20/03/2024
Código do texto: T8023884
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.