ONDE ANDAM A RELIGIOSIDADE E A FRATERNIDADE QUE PREGAM OS CONTENDORES

Segunda-feira, 16 de Outubro de 2023.

É natural que a situação envolvendo Israel, Palestina e Hamas, lá no Oriente Médio, haja pesadamente sobre os espíritos, e também os corpos, de todos nós nesse planeta. De início nos tira da tranquilidade. Em função das muitas incertezas que cercam essas questões envolvidas.

Nem poderia ser de outra forma, haja vista que é um problema que tem a ver com o mundo todo. E não é à toa que citam a tal de globalização. Dentre muitos fatores, também os confrontos entre nações influem nisso. E recentemente tivemos o exemplo da guerra entre Rússia e Croácia, que se desenrola paralelamente à essa situação citada no início dessa assertiva.

Porém, este caso no Oriente Médio, traz em seu bojo um histórico extenso e complicado, que remonta desde milhares de anos. Até mesmo da existência de Jesus Cristo. Mas que seus antepassados deixaram registrados na história do mundo, o quanto esse sempre foi complicado. Isso vem desde o tempo de Abraão.

Interessante é observar-se que um dos motivos dessas desavenças tem a ver com a posse de terras. E estas, naquela região, estão estimuladas pelas riquezas petrolíferas que possuem em seus subsolos. Mas existe também um outro fator importante nessas discussões.

O fator religioso, talvez, tenha um valor assombroso. E, como sabemos, vem de longa data. A mesma do parágrafo anterior. As divergências são diversas. Mas a questão existencial envolvendo um Messias, impacta entre esses dois lados. Enquanto uns, os Judeus, afirmam que ainda o aguardam chegar aos nossos dias, os outros, afirmam ser Jesus Cristo o próprio Messias.

Uma determinada lógica deveria prevalecer entre ambos os povos. A que define ser a região onde habitam e vivem, possuir um grau absoluto de divindade, ou de sacralidade. Onde deveria prevalecer a fraternidade e a irmandade entre todos, haja vista o fator religioso entre eles, que é muito profundo. Mas isso, parece, só funciona até à primeira página.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 16/10/2023
Código do texto: T7909864
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.