PENSEM NISSO



 
Exatamente  caros amigos e leitores. 
Tenho uma posição muito definida quanto à questão da proliferação da criminalidade. Enquanto as autoridades alisarem os cabelos e protegerem os facínoras mirins (criançolas de dezessete anos, onze meses e vinte e nove dias) e não aprovar a maior idade penal para apenas dezesseis anos para que esses menores sejam presos e processados, com certeza absoluta a criminalidade e os crimes só aumentarão. Tem pais que usam os seus próprios filhos para delinquir.
Uma pergunta  recorrente que o Brasil inteiro já fez, mas que precisamos nela insistir: Por que o menor de dezesseis anos pode decidir o destino do país com o seu voto e não pode ser responsabilizado civil e criminalmente pelos seus atos?
Com sete anos de idade eu ajudava o meu pai na roça; com nove anos eu vendia batatas, chuchus, bananas e ovos na rua pra ganhar uns trocos e ajudar a minha família; com treze anos completos eu comecei trabalhar no cartório (das 9 horas às 11 horas e das 13 às 17 horas).
Depois ia fazer um lazer  de uma ou duas horas na praia  ou no campo de futebol de (afinal, ninguém é de ferro) e em seguida ia para o colégio. Á noite dormia e às cinco horas da manhã trabalhava numa padaria como ajudante de padeiro e de confeiteiro ou vendendo pães na rua, até ás 08h30min h da manhã, para depois ir para o cartório novamente.
Nunca adoeci, nem morri por causa disso. Muito ao contrário: Sinto-me um privilegiado por isso. Talvez seja essa  a razão pela qual  hoje eu seja um poeta escritor e um músico respeitado. Além de um profissional que trabalhou 44 anos consecutivos. O ECA fabrica bandidos com certeza. Se não existisse esse famigerado Estatuto da Criança e do Adolescente protegendo BANDIDÕES, TROMBADÕES e FACÍNORAS de todas as espécies, pelo menos na versão e formato atual nós os pobres mortais não estaríamos vendo essa avalanche de crimes e criminosos. A partir do momento em que as autoridades resolveram alisar os cabelos dos bandidos e infratores mirins e proibiram os menores de trabalhar para ganhar o seu dinheiro, se sustentar e ajudar no sustento da família é que se proliferou a criminalidade nos quatro cantos do país.
Aliás, o trabalho infantil está proibido por lei, no entanto nas metrópoles  e grandes cidades de todo o Brasil a criançada continua trabalhando nos semáforos, nos trens, nos metrôs, nas feiras, nas praças públicas vendendo produtos muitas vezes roubados e ilegais, sem qualquer intervenção das autoridades. Nesse embalo muitos garotos se enveredam para o uso de drogas e outros crimes.
Outra pergunta: Por que essas autoridades do ECA, dos DIREITOS HUMANOS, da JUSTIÇA DO TRABALHO, do MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, etc. não retiram essas criançolas das ruas e as levam para um colégio decente, dando-lhes condições de vida e de aprendizagem?
Penso, no meu modestíssimo conhecimento que só assim em cinco ou dez anos vamos diminuir a criminalidade no nosso país. PENSEM NISSO.
(CLEMENTINO, poeta e músico de São Sebastião – SP/BR.).