"O SISTEMA CAIU": ETA FRASEZINHA INFELIZ, ESSA!

44090

Sábado, 18 de novembro de 2017

Parâmetro

substantivo masculino

1.

padrão, regra, princípio etc. por intermédio do qual se estabelece uma relação ou comparação entre termos.

2.

mat variável de caráter secundário cuja finalidade é especificar os objetos de um conjunto ou de uma família [P.ex., na família de planos ax + by + cz + d = o ; a, b, c e d são parâmetros.]

Com a passagens dos tempos a humanidade vai sofrendo mudanças profundas no aspecto do comportamento humano. E esta talvez seja uma afirmação óbvia, haja vista que o temPo, como dizem, é o senhor da razão. Daí que, de geração à geração, quase tudo se modificará de um tempo para outro.

Acontece que com esse mesmo passar dos tempos, sua velocidade também tem mudado assustadoramente, a ponto de causar situações altamente complexas. Principalmente no aspecto conceitual relativo a moralidade, o que se nos apresenta nesse nosso presente é e está muito diferente de outrora.

Também podemos observar diferenças profundas no comportamento geral, principalmente no que tange aos jovens. Digamos que os que possuem idades abaixo de trinta e cinco ou quarenta anos, atualmente, não possuem a noção exata do que seus pais viveram nas décadas anteriores, quando jovens, também.

Uma das diferenças acentuadas está na facilidade que os jovens encontram nesses dias modernos. Pode-se afirmar com tranquilidade que já encontraram tudo pronto em suas vidas. É de lembrar uma afirmação popular muito conhecida que diz: "casa, comida e roupa lavada". Mas pode-se acrescentar ainda um tênis de marca, um celular, um computador, etc... Mas pode-se acrescentar também, um imóvel, só para eles, para morar. Bancado pelos pais.

Como sabemos, as gerações que hoje estão na faixa de idade acima dos cinquenta anos não encontraram nada isso. Até pelo contrário. Naquelas décadas tudo era muito diferente do que é hoje. Grande parte da juventude tinha que chegar junto na hora de arcar com as despesas, colocando a mão no bolso para inteirar o pagamento destas.

Desta forma, pode chegar-se à conclusão que os jovens atuais podem saber até quanto vale tudo, mas não sabem quanto custa. Sim, porque há uma diferença profunda nessa situação. Uma pessoa ter uma responsabilidade todo mês de arcar com contas de despesas de casa, é tudo o que eles deveriam saber e arcar também. Mas não. Mesmo que trabalhem, não gastam um tostão a não ser só com eles mesmos. Assim, convenhamos, fica muito fácil.

Mas não podemos esquecer do ferramental, instrumental e outras coisas modernas, que facilitaram o trabalho de todos nessas últimas décadas. E que antes ninguém dispunha disso. As tarefas e exercícios profissionais eram executados, em grande parte, manualmente ou por equipamentos mecânicos, no máximo. O que representava um peso tremendo neles.

É óbvio que alguns poderão classificar tais assertivas como pura tolice. Mas seria bom que os mais jovens pudessem, nem que fosse a título de uma simples curiosidade, saber como eram executadas as tarefas que eles hoje executam. Talvez assim não teriam e nem manteriam seus narizes apontados para cima, que é o que se observa nesses tempos atuais, achando-se os reis da cocada preta.

Bamba hoje são os equipamentos que se usam nas tarefas profissionais que se processam, porque um programa de computador (um APP, por exemplo), absorveu quase que noventa por cento do que fazia-se anteriormente. E até mesmo as máquinas e equipamentos com os quais se trabalham, promovem facilidades que outrora as gerações passadas não possuíam.

Dessa forma, de minha parte, sempre que vejo ou observo um jovem arvorar-se em alguma coisa acima daquilo que verdadeiramente é, faço questão de pô-lo a par dessas situações, explicando que a verdadeira qualidade profissional está em situações que existam ou não um processo moderno de trabalho. Porque quando falta energia elétrica em qualquer lugar, para-se tudo, não se trabalha. E uma das frases que mais se ouve é "o sistema caiu".

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 18/11/2017
Código do texto: T6175122
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.