TEMPOS NOVOS E MODERNOS: DIFICULDADES E COMPLICAÇÕES EM VIVER.

41.159

Sábado, 16 de Setembro de 2017

     Não anda me passando despercebido alguns fatos que reputo importantes para análises de todos. Óbvio que isso pode representar uma utopia extrema, haja vista que tantas são as mazelas em Pindorama (Brasil), que já entrou para a nossa rotina diária nessas nossas vidas.

    O primeiro deles são propagandas veiculadas na internet, oferecendo uma gama de produtos estrangeiros. E se comparados com os preços nacionais, dá bem para perceber que estão mais em conta. E até em matéria de qualidade, há diferença para melhor, daquelas que existem em similares em nosso país.

    Isso poderia ser um fato alarmante, e o é com certeza, mas que, sob outro prisma, requer uma análise mais apurada de todos. Porque facilita certas aquisições, bem como causa transtorno aos produtores brasileiros, que se acostumaram a ganhar muito produzindo pouco.

    E como sabemos, os impostos em produtos importados também são pesados, elevando seus preços finais, mas que nesses últimos oferecimentos dá pra ver que existe uma sensível queda nesses mesmos preços. Vá se explicar tais discrepâncias!!!

    Já fiz compras por duas vezes daquilo que me interessou, recebendo os produtos com toda segurança e perfeição. Apenas a demora é que se deu num prazo que achei excessivo. Mas de resto, penso que é uma nova possibilidade de se comprar coisas de interesse, por preço mais acessível e de qualidade melhor.

    Isso, a princípio, pode ser um fato pernicioso ao produtor brasileiro. E digamos que o seja, sim. Mas também fará com que essa gente mude seus modos junto à população, no tocante a melhorar suas condições, preços e qualidades, bem como eliminar uma prática nociva: querer ganhar muito, produzindo pouco.

    Mas um outro fato também me despertou imenso interesse, que penso também deva ser das autoridades nacionais. As ruas da cidade do Rio de Janeiro estão repletas de camelôs estrangeiros. Gente nova, oriundas da América do Sul, que andam comercializando muitos produtos em plenas calçadas da cidade. E a cada dia o volume dessa gente aumenta, até a olhos nus e vistos.

    O país anda atravessando uma crise dura e pesada em termos de emprego e trabalho de sua população. Já há um contingente enorme nas ruas do país, trabalhando em condições precárias e sofríveis, haja vista que a vida de um camelô não é nada boa, em viver correndo da repressão das autoridades onde atuam.

    E desta forma, até mesmo nessa informalidade profissional anda existindo forte concorrência de pessoas do exterior, que na maioria das vezes, ou totalidade, encontram-se em situação irregular no país. São aquilo que chamamos de ilegais.

    Como sabemos, os americanos andam criando muitas dificuldades de acesso ao seu país, bem como pressionando as pessoas ilegais que estejam por lá. Algumas pessoas acham isso uma coisa ruim, mas não veem a situação de ambos os lados, diga-se. Porque pode-se comparar você em sua casa, e de repente vê gente que nunca viu, chegar ali e ocupar uma parte de seu espaço.

    Numa outra situação, têm que se analisar esses casos com mais critério, porque uma pessoa que abandona sua terra natal, só pode ser por um motivo muito forte ou tenha apenas uma natureza aventureira. No primeiro caso, as situações graves de uma nação devem ser resolvidas no aspecto interno, para que seus cidadãos tenham uma vida normal, segura e serena todo o tempo.

    Assim evita-se a movimentação de migração de um país para outro, sofrendo e passando dificuldades diversas no estrangeiro, porque não existe facilidade para ninguém, nestas condições. Até pelo contrário, as dificuldades de sobrevivência são muitas, pelo aspecto de ser um estrangeiro numa outra nação.

    Infelizmente o mundo anda atravessando período de grande mutação. E em todos os sentidos. Pelo progresso que alcançamos num plano geral, isso nem deveria acontecer. Mas  vida das pessoas não anda sendo lá essas coisas. As dificuldades que temos visto em alguns povos do mundo, nos dão a certeza de que tem que haver mais consciência de todos nessas questões.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 16/09/2017
Código do texto: T6115583
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.