18 De Maio Dia Da Luta Antimanicomial

A Luta Antimanicomial,é um movimento dos usuários,seus familiares e os profissionais de saúde mental que surgiu em decorrência da reforma psiquiátrica visando a garantia dos direitos,a reabilitação e inclusão social rompendo com o modelo exclusivo em hospitais psiquiátricos como os antigos manicômios.

Estamos aqui reunidos por uma causa nobre,que é o movimento da luta antimanicomial comemorado no dia 18 de maio,pois ha 30 anos atrás durante um Congresso de trabalhadores da Saúde Mental,foi instaurado o movimento que tem como lema:Uma Sociedade Sem manicômios,este movimento enfoca que como cidadão todos temos direito a liberdade,a viver em sociedade mesmo com nossos problemas mentais,além do direito a receber o devido tratamento sem que tenhamos que abrir mão do nosso lugar de cidadão.

A Luta Antimanicomial,tem como meta a substituição progressiva de hospitais psiquiátricos por serviços abertos de tratamento que funcionem 24 horas como os Caps 3.

A Luta visa promover a autonomia do paciente que ficou muito tempo internado,sem falar da desospitabilização e da reabilitação na sociedade da pessoa,sim sociedade esta que é preconceituosa e julga a pessoa por ter sido internada num hospital psiquiátrico.

Eu jovemdobem já fui duas vezes internado no Hospital Regional Psiquiátrico do Vale do Ivaí,passei o natal e o ano novo de 2016 internado longe da família,longe das pessoas que amo,e sim me senti prejudicado pois se na minha cidade de Apucarana Paraná tivesse o Caps 3 as internações não teriam acontecido,vivi momentos difíceis,passei por cada experiência e sim lá dentro do hospital se não tiver equilíbrio volta pior que entrou tem pessoas que possuem mais de 50 internações,aqui através desta mensagem,com o evento em si meu objetivo é pedir que as autoridades deem valor ao ser humano e não nos trate como objeto,como mais um no meio da multidão pois só quem viveu internado sabe o que se passa num hospital psiquiátrico.

Nosso Lema é por uma sociedade sem Manicômios e que as internações em hospitais psiquiátricos sejam substituídos por serviços abertos como os Caps 3 .

Juntos somos mais fortes e Unidos Faremos a Diferença!