A INCERTEZA É O EXERCÍCIO ATUAL DO POVO BRASILEIRO

37885

Quinta-Feira, 11 de Maio de 2017

Mesmo que alguém nem queira tomar conhecimento de algo, como esse envolvendo Sr. Lula da Silva e a Justiça, fica quase impossível ficar à margem dessa situação. Isto porque a repercussão da mesma é enorme, acabando por envolver a tudo e a todos nessas circunstâncias.

E como a maior parte do povão é leigo nesse assunto, fica difícil de tirar uma conclusão definitiva sobre ele. Porque incide uma gama de interpretações, o que acaba confundindo a muitos. Mas mesmo assim dá para se fazer ideia dos imbróglios que se nos apresentam.

O ex-presidente tem contra si, de três a quatro processos judiciais. E do modo como já vimos, é bem possível que não saia ileso de todos. É necessário relembrar que muitos dos seus companheiros de partido e de governo já foram acusados, condenados e presos, ficando ele ileso e isento de culpa, por enquanto.

As acusações a ele são muitas e pesadas, dando-nos bem a ideia de que há que se possuir muito sangue frio para passar por tais circunstâncias. Daí que suas ações e comportamentos pode sugerir mais de uma interpretação. Mas de acordo com o já exposto ao país pela imprensa, deduzindo-se que esta não se desvie da verdade, o que se observa é um desespero muito grande.

O modo dele falar, bastante agressivo, nos impõe que duvidemos dele, sim. Mesmo que possa haver uma interpretação equivocada ao assunto. Mas o que foi feito nesse país nos governos do Sr. Lula e da D. Dilma, é o suficiente para se ter certeza da culpabilidade de ambos nas sujeiras já expostas.

Particularmente imagino que nada do que está aí vá terminar bem. Há uma mobilização muito forte por aqueles que são simpaticos e seguidores de ambos e de seu partido, o PT. E como temos visto a contundência com que se manifestam, é de se esperar que ao final desses processos e uma possível condenação e prisão do ex-presidente, haverá um revertério em nosso país, sim.

Mas tenhamos a exata noção das coisas que existem e se dão mundo afora. Em vários países acontecem rebeliões, confrontos e afins, por situações iguais ou menores do que essa em que vivemos nesse nosso cotidiano. E já se viu em várias oportunidades a contundência popular alcançar níveis de descontrole e litígios entre todos. Então, é bem provável que aconteça isso no Brasil em breve.

E mesmo que tenhamos fama de um povo pacato, a situação política e social que estamos atravessando é muito grave, chegando ao ponto de parte do povo já não estar recebendo seus salários e aposentadorias, o que, convenhamos, é uma situação gravíssima.

Mas como diz um ditado muito popular, "a esperança é a última que morre". E que a tenhamos em nossa consciência e, principalmente, em nossas ações, doravante.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 11/05/2017
Reeditado em 11/05/2017
Código do texto: T5995776
Classificação de conteúdo: seguro