O VERDE VOLTOU À PAISAGEM EM LAGARTO-SE

Sparkline 37662

Sexta-Feira, 5 de Maio de 2017

A melhor coisa que podemos fazer nesses tempos atuais é deixar de lado os acontecimentos nocivos e imundos os quais estamos vivendo diariamente nesse país. Não que nos alienemos, desconsiderando tais movimentações. Mas às vezes é necessário pensar e falar em coisas muito diferentes disso.

E assim vou mudar meus teores nessa assertiva, para falar de coisas amenas mas que gosto muito. É sobre o Nordeste. Mais exatamente sobre uma cidade de Sergipe chamada Lagarto. Onde estive dá durante uma parte do mês de Março deste ano.

Cheguei lá e pude ver a situação em que a população estava vivendo. A estiagem já durava alguns meses, maltratando a tudo e a todos. E é muito triste ver-se uma coisa como essa, sabendo que o nosso país é muito fértil em águas. E já fiz tal abordagem em outra matéria nesse espaço. E até atribuo a culpa disso ao próprio povo. Mas vá lá entender certas coisa?!

Mas ontem, através das maravilhas tecnológicas que dispomos nesses nossos dias, um grande amigo/irmão que tenho lá, o José Rilton, mostrou-me através do whatszapp, a atual situação em que se encontra aquela cidade. A chuva voltou por lá, fazendo com que tudo mudasse. Desde a paisagem, o nível de águas da barragem e, principalmente, o ânimo das pessoas que ali vivem.

Faz-se presente uma das histórias que envolvem a Fênix, a ave que renasce das cinzas. E isso é muito alvissareiro, porque tudo por lá revive. Mesmo e também, tal como a fábula. A alegria de viver se renova na população, fazendo-a voltar-se para as ações diárias, sabendo que tudo dará certo a seguir. Principalmente na "malhada", como eles dizem da roça.

E eu aqui no Rio de Janeiro, carioca que sou, mas com heranças genéticas profundas daquela cidade, fico tão regozijado quanto aquele povo. Porque tendo parentes e muitos amigos por lá, sei - e vi - as dificuldades que possuem em viver numa região que anualmente atravessa tais situações. E também ver a omissão governamental que não resolve isso há séculos.

Então, com a volta das chuvas e a malhada toda verde, uma coisa é certa. O milho de São João já está garantido. E as Festas Juninas, também. E a felicidade estará em todos, com certeza.

A imagem da barragem de Lagarto.

https://www.youtube.com/watch?v=j8qBtrjIYVQ

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 05/05/2017
Código do texto: T5990091
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.