O QUE É ISSO?! ARTHUR QUER!? ARTHUR NÃO QUER!? - A CRÔNICA DE UM AVÔ.
 
         Netos são a extensão da linhagem e com certeza a alegria de avôs e avós do mundo todo. Netos são legados: você os ganha sem ter direito. Sem ter feito nada para isso, de repente lhe desabam do firmamento. É, como dizem, um ato de Deus. Sem se advirem as penas do amor, sem as obrigações do matrimônio, sem as dores da maternidade. E não se trata de um filho apenas suposto, como o filho adotado: o neto é realmente o sangue do seu sangue, filho de filho, mais filho que o filho mesmo...
         Ser avô é afagar no colo filhos dos seus filhos ainda ontem nascidos, conhecer um amor intenso doce e profundo, viver o passado, renascer de novo, e com determinação, é compartilhar com orgulho a razão de sua existência e procurar ensinar-lhes o valor da moral cristã para que lhes fique gravado no Livro da Vida o rumo de um futuro conveniente.
           Lendo o texto de Rachel de Queiroz: A Arte de Ser avó e a poesia de Arminda Lopes: Ser Avó é, descritas nos parágrafos acima, descobri que sou avô e que as palavras que elas escreveram tem uma verdade indiscutível na incrível arte de ser avô ou avó, hoje temos o Arthur, um neto incrivelmente maravilhoso, apesar de ficarmos pouco tempo com ele.
         Arthur vem nos finais de semanas no visitar, mas acaba preenchendo toda ela, suas palavras, seus gestos, seus gostos, suas manias, suas perguntas, seus o quê?!. Esta extensão que nos visita trazendo alegria, este legado que ganhamos de presente sem ter direito, sem que tenhamos feito nada, como uma luz que vem do céu, como um ato de Deus num momento único, aí descobrimos que neto é realmente mais filho que o filho mesmo...
          Vovô o que é isso?! Tento explicar cada detalhe como se tivesse todo tempo do mundo, falando nisso acho que neste momento paro o tempo, pois explico e tudo fica como estar, novamente escuto, Vovô o que é isso?! Paro o tempo novamente, parece que Deus nos dar esse poder e esclareço em detalhes o que ele quer ouvir para novamente após o termino de o esclarecimento escutar outro o que é isso?! Aí o sábado passa rápido, vejo que não consegui parar o tempo como queria, o domingo chega e pela manhã vamos a feira, aqui todo domingo vamos a feira, virou tradição. Arthur acorda e começa a agitar a casa, que ver o Cocó e outros bichos para falar em todos os momentos, vovô o que é isso?!
          Arthur percebe que domina todos e usando de sua pura inocência distribui sorrisos, carinho e beijos, sem distinção, sem comparação. Nessa pouca convivência semanal percebemos que Arthur come o que gosta, come quando quer, rejeita o que não quer, mostrando para todo mundo que quer quando quer e não quer quando não quer? Ponto final. Com isso percebo que ser avô e afagar o neto sem ser suposto, sem aceite, sem o matrimônio formal e sem a dor do parto. Ser avô é ter paciência para responder todos O QUE É ISSO?! RESPEITAR, ARTHUT QUER!? E ARTHUR NÃO QUER!? Sem se preocupar com o tempo que corre, com a vida que se dissolve, com o sonho que não resolve, com o pesadelo que envolve, com o amanhã depois das nove.
Léo Pajeú Bargom Leonires
Enviado por Léo Pajeú Bargom Leonires em 24/01/2016
Reeditado em 25/01/2016
Código do texto: T5521975
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.