ACADEMIA: CIRCO DE SOLEIL X CIRCO DOS HORRORES

          Fui professor de ginástica aeróbica, localizada, musculação, alongamento nos anos 80 e 90, tinha muitos alunos e alunos, além das modalidades citadas acima ainda tinha as artes marciais, jazz, balé, dança de salão, era uma academia simples, mas com muita motivação e variedades de alunos, avós, avôs, pais, mães, filhos, filhas, netos e netas, era incrível tinha atividade que enquadrava todos em todas as faixas etárias sem problemas, fazíamos apresentações em todos os lugares, sem preconceito ou discriminação com todas as faixas etárias participando, tenho várias fotografias e vídeos que comprovam isso, até hoje lembro com saudades e até em certos momentos ainda junto algumas pessoas e arrisco uma aula de ginástica aeróbica com aquelas músicas lindas e motivadoras da época.
          Passeando pela cidade reencontrei um aluno de minha academia, não o reconheci de imediato, mas com algumas informações e nomes lembrei do aluno da aula de Karaté, este foi logo comentando aquela época e por aquele clima que existia na academia tinha o motivado para sua formação, formou-se em Educação Física e melhor ainda tinha virado empresário, tinha uma novíssima e moderna academia. 
          O ex-aluno logo me convidou e me convenceu a ir fazer uma visita em sua moderna academia, relutei um pouco, mas acabei cedendo e marquei que iria em sua academia para dar uma olhada. Já estava afastado há muito tempo dessa profissão e das academias, nem sabia direito como funcionam.
          No dia marcado cheguei em uma hora bem movimentada, o ex-aluno logo me cumprimentou e começou a me mostrar sua academia moderna, havia duas salas para musculação, não entendi direito, mas comecei a circular ouvindo suas explicações, apesar do espaço que tinha não entendi no momento por tanto aparelhos estranhos e por que em uma sala tinham uns aparelhos e em outra tinham outros.
          Logo ele me explicou, nessa sala ficam as máquinas, são novas e modernas, na outra sala ficam os aparelhos mais rudes, para os marombeiros, sabe como é temos que agradar a todos, continuei não entendendo, mas seguimos a visita, conheci outras salas, mas as aulas eram diferentes, não parecia como as aulas dos anos 80 e 90, com um professor puxando a aula animado e os alunos o seguindo sem dificuldade, nas artes marciais tinha um mestre com postura adequada e com seriedade, era uma época diferente, outra observação que ia esquecendo na minha época não havia música na sala de musculação, era um lugar de concentração e cuidado com os exercícios e aparelhos, melhor, não havia uma música sertaneja universitário estourando os ouvidos e também não havia uma lanchonete oferecendo coquetéis e vitaminas com produtos duvidosos e caros, além dos atravessadores que oferecem milagres para você emagrecer o ficar igual o Incrível Hulk.
          Acabou minha visita, me despedi do ex-aluno e no caminho de volta para minha casa tirei a conclusão, pois tudo parecia estranho na hora, mas agora entendi a nova e moderna academia.
          Uma parte tinha evoluído e virado Circo de Soleil com tantas mulheres com roupas coladas a pele e coloridas com estampas de todos os tipos que se possa imaginar e a outra parte tinha virado um circo dos horrores antigo, com homens estranhos, com perfis fora do comum e deformados.
          Não sei o que a sociedade de hoje procura, mas a evolução sem a educação e um punhal prolixo.
Léo Pajeú Bargom Leonires
Enviado por Léo Pajeú Bargom Leonires em 03/12/2015
Reeditado em 04/12/2015
Código do texto: T5468989
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.