O rapaz e o pássaro

O rapaz e o pássaro

Um rapaz, que prefiro chamá-lo de Samuel, era muito triste por não ter tantos amigos para conversar com ele. Um dia Samuel estava absorvido pelos seus pensamentos , triste como sempre era. Fechou os olhos e resolveu que tudo aquilo iria acabar. Naquele dia ele iria terminar com todo seu sofrimento. Pois se achava um inútil , uma pessoa que não ia fazer falta se sumisse de sua casa , melhor dizer , se sumisse da vida. Samuel estava muito cheio de pensamentos negativos para prestar atenção na pessoa que estava ao seu lado , emanando pensamentos positivos em sua direção. Samuel sentou numa cadeira que estava junto de sua janela e pensou:

"É agora ou nunca. Pra que sirvo ? Por que Deus me colocou aqui , só pra sofrer? Não faço mal a ninguém. Prova disso que os poucos amigos que tenho dizem que sou um cara legal. Mas minha vida é muito vazia. Sinto no peito uma angustia que não sei de onde vem. Pra que então ficar nesse mundo assim, numa tristeza que não tem fim? Se ainda assim, eu tivesse pelo menos um amigo com quem conversar! Se eu tivesse motivos para sorrir , pelo menos!" E Samuel levantou da cadeira e olhou da sua janela e resolveu que iria acabar com sua vida, que iria acabar com todo seu sofrimento. Sua mãe e seus irmãos com certeza não iriam sentir falta dele, já que ele era um inútil. Então Samuel deu um passo para frente e colocou as mãos na janela, e se debruçou . Ficou pensando de que modo iria acabar com sua vida. Como estava fraco da alma e do corpo físico, escorregou, e naquele instante Samuel viu um passarinho voando pertinho de sua janela. Seus olhos fixaram-se naquele pássaro que voava com um gravetinho no bico. Seu amigo , que emanava pensamentos positivos, aproveitou o momento para lhe enviar mais pensamentos otimistas.

O rapaz virou o rosto para uma árvore que ficava em frente a sua janela e viu quando o passarinho pousou nela. Pensou consigo:" Como sou um fraco mesmo! Um pássaro tão pequeno, tão indefeso e consegue sobreviver a tantos perigos. Mas se um pássaro consegue fazer seu ninho, uma obra de arte, que para os homens é tão difícil de fazer, por que não posso resolver um problema que é mais fácil que fazer um ninho? Porque um ninho para mim deveria ser enorme, para caber a mim e aos meus problemas. Claro que posso resolver meus problemas. Vou fazer como o passarinho, ao fazer seu ninho. Vou resolvê-los um a um. Se eu não conseguir amigos para me fazer sorrir , então vou fazer outras pessoas sorrirem. Se eu não tiver quem me abrace, vou oferecer meu abraço a quem precisar dele. Hei de encontrar quem esteja precisando de um. " Nesse momento o pássaro passou em frente a sua janela e cantou uma melodia alegre. Em seguida Samuel viu mais um pássaro voar e os dois começaram a cantar perto de sua janela a melodia mais bela até então escutada por ele. O triste rapaz endireitou o corpo e olhou Para fora de sua janela e viu uma moça acenando para ele. Era uma colega de trabalho , uma moça nova no escritório onde Samuel trabalhava.

Samuel resolveu que deveria dar uma chance para ele, que deveria lutar e ser como as formiguinhas . Elas não precisam de incentivo pra fazerem seu trabalho, são corajosas e enfrentam muitos perigos , em busca de seu alimento. Elas carregam folhas bem maiores que elas e não se queixam . Então Samuel, acenou de volta para aquela moça que tinha parado em frente a sua janela, há minutos , mas Samuel não vira porque no momento estava perdido em seus pensamentos negativos.

Agora fora de seu túnel imaginário , Samuel viu que ser feliz custa bem pouco. É só ligar a luz e sair da escuridão , é só resolver sair do túnel escuro, é só abrir a janela e olhar o mundo lá fora. Ser feliz é fazer como aquele pássaro na janela de Samuel.

Pouco a pouco vamos melhorando nossa vida. Vamos sendo construtores de nossas alegrias. Um dia cai a chuva e nos recolhemos , assim como o pássaro.Depois apreciemos a festa da natureza por causa da chuva. Outro dia o sol nasce mais forte, brilhante e as nuvens ficam mais azuis . Nesse dia aproveitemos para apreciar a natureza mais exuberante. Aprendamos que não há dias iguais . E que a felicidade só depende de sair do túnel e colocar a cabeça para fora da janela . Só depende de saber ver as oportunidades surgindo e acenando para cada um de nós.

Sorria mais e chore menos, pois a vida é construída mais de momentos alegres . Se fosse de momentos tristes , com certeza nos trancaríamos em canos de ferro, pois não nascemos para sofrer e não aguentaríamos. Para ser feliz é só saber viver.Pensemos nisso!

Lu