E.T. na GREVE!

Eu confesso, sem vergonha nenhuma, principalmente depois de tantas peripécias dos colegas não conhecedores das conseqüências de seus atos. Quantas idas e vindas, estão dentro, mas fazem o oposto! Lutam pela melhoria das condições de trabalho, vão as ruas com boas intenções... Sem deixar de atender aos opressores! Se você está em greve não pode estar trabalhando normalmente! O que é isso colega!? Então...

Concordo! A luta deve ser assim, motivando a sociedade, contando como as pessoas sofrem em função do descaso dos poderosos, mostrando que temos capacidades adquiridas em Universidades, pós-graduados, mestres, doutores. É verdade somos assim! Sabemos o que é melhor para educação.

Sabemos que não existe, em uma nação séria, Escola em Turnos. Somente com a Escola Integral, bem aparelhada, voltada para a formação do cidadão e preparando o aluno para enfrentar os reveses da vida, seja na família, sociedade, trabalho ou universidade. Sim! Preparar para enfrentar o que der e vier. Lutar contra as injustiças, conhecer os meandros da política, cobrar eternamente os seus direitos, assim ensinando a todos aqueles que não tiveram condições ou oportunidades de conviver com a escola formadora.

Sim! Sabemos, pode acreditar. A necessidade das bibliotecas com um bom acervo, laboratórios de ciências naturais, salas de informática com programas usados no comércio, indústria, serviços. Sim! Sabemos. Ambiente disciplinado e calmo, ao mesmo tempo inquieto a sequioso por conhecimentos. Lugar onde se aprende o valor dos esportes, a importância da imaginação ao ler um texto literário ou científico. Conhecer a formação cultural de seu país e de todos os outros que mudaram a história do planeta através de suas lutas e singularidades. Sim, nós sabemos como poderia nascer esse brasileirinho, se transformando na maior riqueza de uma nação: O seu povo!

Não! Eu não consigo ser como os demais. Sei que estão na mesma luta, sei a importância de ser digno. Querer ter a condição de comprar as minhas coisinhas. Poder comprar meus livros, computador, meio de transporte, roupas, alimentos, casa, viagens... Eu também quero tudo isso! Mas me sinto envergonhado em ir as ruas e falar dessas coisas com a população. Não consigo me sentir bem em dizer que tenho essa ou aquela formação e dizer o valor de meu salário. Isso me avilta, faz mal a minha alma.

É verdade! Sou um E.T. na greve! Sou legalista, quero poder cobrar os meus direitos sem ter que “pedir esmolas” a população, já tão sofrida, tanto ou mais do que eu. Quero viver em uma nação de políticos sem salários, onde a saúde seja um direitos de todos, não somente uma frase na carta magna... Quero educação de verdade para todos os brasileiros, almejo fazer parte de uma Escola de Qualidade inquestionável!

O que fazer? Parar de sonhar?

Nunca! Ainda vou ver isso tudo... Sou espiritualista!

Vou ver alunos se transformando em estudantes...

Um povo que exige seus diretos...

Políticos que sabem o seu lugar na sociedade...

Confiar em tratamento médico...

Andar por qualquer cidade brasileira com a certeza da volta...

Fazer o meu trabalho sem ter que implorar os meus direitos a governantes corruptos. Andar orgulhoso por ter como colegas a todos vocês Professores!

Nossa luta nunca termina...

A. Luiz Canelhas Jr.

luiz.canelhas@ymail.com