As lutas já vêm de casa!

Realmente esse negócio de manter a mente em paz para não acabar no cardiologista é algo muito sério. Ainda por cima existem aquelas dores de coluna, algumas esquisitices que só aparecem quando alguém enche a nossa paciência de impaciência, nervosismo, falta de competência e principalmente com erros já conhecidos. É verdade! Imagine um parente que convive com você todo dia, daqueles que moram por perto e achamos que depois de décadas de convívio todos os problemas já foram devidamente equacionados. Ele sabe o que você detesta e você também sabe como não deve lidar com ele, mas a vida é cheia de surpresas.

- Olha só... Temos que resolver como será aquela reforma do imóvel que eu tenho lá em de Pipoquinhas.

- Quem eu? Não estou te entendendo! Você não disse que isso era algo que não queria saber, que seus irmãos, meus tios, já haviam te sacaneado esses anos todos, que foi uma luta receber sua parte no aluguel... Agora quer fazer o que?

- Não... Tenho que contar com você. Afinal de contas vou confiar em quem?

Pronto! É nessa que por vezes começamos a entrar numa tremenda furada. A pessoa é querida, queremos o melhor para ela! Afinal de contas as regras do bom convívio humano nessas horas se aplicam, deveria ser assim com qualquer ser humano, não só com um da família. Pelo menos com nossos entes queridos pensamos que é caso de obrigação, ainda por cima dependendo da idade que ele já tenha.

- Então tá! Fala o que você quer que eu faça?

- Puxa vida! Assuma aquilo pra mim, vai lá é faz o que você achar melhor, resolve da melhor forma possível.

- Você sabe que seus irmãos vão dar dor de cabeça... Aquilo já se arrasta há algumas décadas e ninguém resolve nada, ou pelo menos foi assim que você sempre me colocou essa coisa toda. Inclusive dizendo que nunca quis saber daquilo.

- É... Mas hoje eu necessito daquele dinheiro, me acostumei a receber aquele dinheirinho todo mês.

- Dinheirinho?!?! Puxa vida! Você recebe de lá mais do que ganho com meu salário de professor... Somos mesmo uns porcarias! Eita vidinha marvada!

- Vou confiar em quem pra ver aquilo? Acho que eles me sacanearam a vida toda!

- Tá bom! Não fica assim não! Eu vou saber o que está acontecendo, não sei nem como, mas vou mandar um email pro Zequinha, ele tem condições de dar uma posição melhor...

- Isso mesmo... Inclusive ele me ligou e quer falar com você sobre o prédio de Pipoquinhas.

- Quer falar comigo? Sobre Pipoquinhas!!!!

- É... Ele quer saber umas coisas... Tem uns planos...

Já era pra ficar com o pé atrás só de saber que tinha algo rolando e eu estava meio que entrando como consultor para assuntos aleatórios!

Zequinha é empresário de Mega-Projetos, mora na Europa, está acostumado a lidar com milhões de dólares... Eu estou acostumado a lidar com milhares de dívidas que nunca acabam de serem pagas... O universo dele é com companhias multinacionais, governos estrangeiros... Eu estou acostumado a ligar com as companhias de abastecimento de energia elétrica, água, telefone... Vivo pedindo pra não cortar minha luz, sem luz é muito ruim! Com o governo lido com maestria: entro pelo cano no IPTU, IPVA... É verdade! A coisa pra mim anda mesmo feia, acredite, a receita federal devolve sempre alguma coisa todo ano, isso mesmo, restituição, devolve tudo, todos os centavos... O que nunca passa de R$120,00! Isso é porque sempre atrasa o pagamento ou acumula algum, tipo 13º, e aí vem o tal do Leão e fico um ano sem aquele dinheirinho que nem o Governo Federal considera renda tributável... Zequinha lida com equipamentos que valem milhares de dólares, um cara de responsabilidades assombrosas, não deve ser incomodado com problemas sem relevância! Assim sempre foi colocado por meus familiares... Eu vou empurrando meu PC que possui recordes de durabilidade em algumas peças, chegando o drive de disquetes a ter uns 12 anos, um período de tempo desses para informática é coisa lendária... Minha TV é 26’, já não existe tal “tubo de imagens”... TUBO de imagens!!! Em plena era digital!?!? Rapaz... Aqui em casa quando alguma coisa falha eu já começo a suar frio... Quando quebra mesmo é aquela tristeza, o pior é quando parece que fazem só pra espezinhar conosco: Um quebra e vai mais um ou dois atrás! Parece até um movimento de greve se espalhando pela nação do meu lar.

Mas lá estava o email do Zequinha... É verdade! Em plena minha “caixa de entrada”... Minha casa não tem Hall de Entrada, mas meu email... É... A coisa é séria mesmo! Uma minuta do projeto a ser construído lá em Pipoquinhas, com todas as dores de cabeça que uma coisa dessas, com certeza, vão dar! Bacana é que pelo visto o tal dinheirinho iria se transformar em um dinheiro mesmo! Seria muito bom para todos, afinal de contas também sou herdeiro em Pipoquinhas. Então me muni de paciência e determinação, disposto a ajudar na tal empreitada.

Como é grande o poder do conhecimento e como fazemos mau uso do mesmo. O ser humano não cansa de colocar suas idiossincrasias para fora quando acossado pelas circunstâncias diárias. Quando as coisas começaram a parecer que iriam mesmo ser possíveis...

Como deveria ser a meu ver, fui informando o que estava acontecendo, deixando tudo bem claro para aquele que me solicitou, afinal, a pessoa não lida bem com computadores, email, essas modernidades... Mas como lida bem com suas antigas características!!!! O que era para ser apenas uma sondagem passou a ser uma realidade, digna de segredos e jogadas secretas. O que para mim seria apenas uma verificação de confiabilidade se tornou uma quebra de acordos, uma volta pelas costas... Afinal, com que finalidade alguém te pede ajuda para depois ficar descumprindo as coisas, agindo sem te avisar, fazendo você passar por profissional mal informado?

Quando fui cobrar satisfações, agindo como profissional... Choradeira e desculpas que só uma criança daria. Nossa! Isso eu já conhecia há uns 30 anos... A pessoa ficou mais velha, se tornou uma idosa, mostrando as marcas da vida, mas infelizmente pouco mudou lá no fundo de sua alma! Eu adoro e respeito essa pessoa, mas também tenho meus defeitos e fatalmente concateno conclusões...

Recebo tantos emails sobre “transformações”, sobre a vida, sobre idosos... Acredito que só uma reforma íntima, pedida e desejada causa mudanças.

Eu vou mesmo é me ocupar de conservar as minhas coisinhas e trabalhar a minha mente, que é pra quando pedir ao Papai do Céu para me dar uma força, ele nunca faltar! Não faltar também para o IPTU, IPVA, as coisinhas que quebram... Estava certo aquele que dizia: Onde guardares o Ouro, lá guardarás teu coração! – Quer melhor Ouro do que nosso íntimo em paz e capaz de ser solidário nos momentos realmente necessários... De onde menos se espera é de onde saem às maiores ajudas!

- Mais vai guardando algum pra pagar a taxa do Bombeiro que está atrasada... A sua não? Vixiiii... A minha está!

A. Luiz Canelhas Junior

luiz.canelhas@ymail.com