Propaganda Enganosa

Sábado pela manhã, o cara relaxado, pensando em dar uma caminhada, quando tem a idéia de ligar a TV, esperando à hora em que a “cara-sem-sorte” despertará, afinal de contas no sábado dá pra caminhar com a amada.

Inicia-se a procura no navegador, caçando algo interessante, uma coisa que valha a pena assistir. Primeiramente coloca-se no canal de notícias, para o tempo ir passando. Podemos ver o que está rolando em outros canais ouvindo os acontecimentos mundiais, o planeta não para enquanto dormimos. Foi nesse processo que encontrei um documentário com o nome: “Pequenos Grandes Consumidores”, se não me engano era isso mesmo.

Comecei a ficar assombrado com o que estava vendo. Pode até dizer que sou burro, tremendo otário por não ter percebido isto antes, mas, puxa vida, eu não tenho filhos pra criar! Nunca gostei dessa onda de colocar pessoas no mundo para sofrer, nunca fui atormentado por uma criança querendo comprar coisas, não possuo um automóvel para levar as crianças pra passear, só ando de motocicleta mesmo, odeio lanchonetes de “fast food”, gosto muito é de um bom boteco mesmo. Criança não cabe muito na minha vida, ou melhor, não cabe é nada mesmo.

Fiquei consternado com a situação de quem tem filhos pequenos nesse mundo consumista. Como será que estas pessoas conseguem viver sendo chantageadas pelos frutos de seu amor? O pior de tudo é que eles são treinados “secretamente”. Enquanto deixamos lindas, doces, gentis, crianças vendo televisão, os “agentes do mal” inculcam procedimentos a serem disparados em várias situações do dia-a-dia de seus filhos – “as crianças são o futuro de uma nação”. Não é bonitinho?

Você pensa que a criança está segura, assistindo os desenhos, que já são de qualidade duvidosa, durante esse processo é que vem a “tal” propaganda, detonando, deturpando aquelas pequenas mentes. Os conceitos, ainda em formação, são corrompidos pelas mensagens que vão de encontro ao bolso dos anunciantes e como uma flecha, envenenada, direto para a cabeça dos pais. Isso tudo acontece tendo como algoz a criança. Isso mesmo, quem dispara a flecha é o filho do camarada que ingenuamente deixou seu pimpolho de frente para o “maligno aparelho”, sua TV de “tantas” polegadas, maravilhosa, com todos os opcionais. Quando você não está por perto ela, a tal da televisão, está sendo usada para treinar seu filho, numa luta contra você, contra a paz de seu lar e para dilapidar seus proventos.

Paieeeeee...

- Quero aquele brinquedo, o game novo, para poder testar àquela placa de vídeo nova. A que custou “uma grana”. O PC de última geração que ganhei na semana passada ainda “não serve pra nada” sem esse game.

Você gastou “uma baba” comprando um computador novo, pensando que a criança iria ficar feliz, produzir maravilhosos trabalhos de escola, iria até resolver uns problemas que tem com as planilhas do escritório. Afinal de contas o computador do trabalho é uma carroça perto daquele que seu filho tem.

É... Não para por aí... Não! Você ouve de novo o chamado... Paieeeeeeeeeee.

Quero comer no “Mac Droga”. Quero o lanche “infeliz” que vem com o bonequinho do desenho animado. Queria levar o Zezinho também... Você paga o lanche dele?

Acabam te convencendo a sujar seu carro de gordura, ficar ouvindo o tempo todo o CD dos “Barulhentos da Hora” acompanhados por gritos infantis. Quem não curte um passeio destes numa tarde de sábado? Quem? Se as meninas forem também você já terá que comprar um “SUV”, com todos os opcionais.

Como é bom criar filhos!

No domingo você tem a “grande idéia” de levar as crianças para fazer umas compras no supermercado, afinal de contas vai fazer um churrasco para curtir umas horas calmas com os amigos e a família. Dentro do mercado... Paieeeeeeeeeeeeeeeeeeee.

- Quero biscoito. Quero refrigerante. Quero... Compra... Quero... Compra... Compra... Compra...

Isso mesmo amigo! Compre aquela gordura hidrogenada que tem cheiro artificial de frutas e ainda possui aqueles maravilhosos conservantes. Muita sacarose, estabilizantes, colesterol, gordura saturada, carboidratos em quantidade, aromáticos, sei mais que tipo de porcarias pode aparecer.

Tudo isso pros seus amados filhos!

Pena que esses trecos feitos de “isopor” não venham com o cartão do plano de saúde dentro. Depois de anos comendo essas coisas, eles vão estar obesos, com problemas de pressão arterial, diabetes, todo tipo de afecções de pele. Puxa vida!

É uma maravilha... Todas essas coisas que as propagandas vendem para as crianças.

Você fica tão aporrinhado que compra tudo que eles querem e acaba esquecendo do carvão para o churrasco! Deixa as crianças em casa, liga pros amigos, leva a carne pro botequim de praxe, longe de crianças!

Toma todas... Junto com seus amigos curtindo seu churrasquinho. Não sei se você ainda estará casado quando chegar em casa, mas que foi uma boa idéia foi. Vai dizer que não pensou nisso um dia desses?

É... Não se pode ter tudo, não é? Preste atenção! Ainda tá em tempo de se salvar, hein... Iiiiiiiiiiiii... Já era mesmo, né?

Hummmm!!!... Agora só com “reza braba” amigo!

A.Luiz Canelhas Jr. – 21/10/2006

luiz.canelhas@ymail.com

Saquarema – RJ