O Cavalo fantasma

Conceição era uma moça trabalhadora e tinha o hábito de dormir muito tarde. A moça era artesã, trabalhava na arte de chapéu e bolsas de palha de carnaúba. Como conceição, havia muitos artesãs na região em que ela morava. Muita gente adorava fazer serão, isso porque à noite era silenciosa e era bem melhor de trabalhar. Mas algumas pessoas fechavam suas portas antes da meia noite. Corria na região a fama de um cavalo fantasma. O mesmo já tinha aparecido a muita gente. E Conceição já tinha sido avisada desse cavalo,mas como muitos , não acreditava nem um pouco naquelas histórias.

Um dia Conceição combinou de fazer serão com mais duas companheiras, isso era típico quando havia grande encomendas de bolsas.

Pois bem, às oito horas três companheiras de Conceição chegaram a sua casa, que ficava bem na beira da estrada. Conversa vem e conversa vai, começaram a trabalhar e o tempo foi passando sem que as quatro moças percebessem. Esqueceram da hora, e, principalmente, da porta que estava aberta.

O relógio da sala de Conceição bateu doze badaladas. Foi nesse momento que uma delas se deu conta de que a porta estava aberta. A moça parou de trabalhar e se dirigiu à porta, mas ao chegar próximo a porta teve uma grande surpresa. Um animal grande, mais alto que um cavalo estava olhando para dentro da casa de Conceição.

A moça deu um grande grito, assustando as amigas, que correram para a porta. O cavalo parecia um monstro de olhos de fogo.

Conceição era a mais corajosa, fechou a porta, mas não saia do lugar.

O cavalo fantasma começou a pisar com força em cima da calçada da casa de Conceição. As moças começaram a rezar, só pensaram nisso. Pois sabiam que não adiantava gritar. As pisadas do cavalo eram tão fortes que estremecia o chão da sala onde as moças estavam. Ele relinchava alto e feio . As moças continuavam encolhidas no pé da porta. Mas Conceição era curiosa e olhou pela brecha da janela. O que a moça viu foi assustador. Havia em sua calçada um monstro em forma de cavalo . Ele foi descendo a calçada e a moça pode ver que seus olhos eram enormes e vermelhos como fogo.

O cachorro de Conceição latia muito e chamou a atenção de outros cachorros, que logo começaram a latir alto.

O cavalo disparou na estrada e os cachorros latiam a sua volta . As moças pararam de trabalhar e custaram a dormir naquela noite.

No outro dia elas contaram para os pais de Conceição, que disseram ser obra da imaginação das moças. O cavalo que elas viram era apenas um cavalo que tinha se soltado de algum cercado.

As moças sabiam que o que tinham visto era algo real, tão real como elas mesmas.

Muitas pessoas acreditaram na história do cavalo fantasma , pois tinham visto seus olhos grandes e vermelhos como fogo.

Lu