UM CERTO JOÃO MATIAS.

Em certa cidade no interior do Brasil havia um bom homem conhecido no lugar por João Matias, cidadão de vida simples, trabalhador e temente a Deus, com boa cultura honrou e educou durante toda a sua vida esposa e filhos com não menor importância cuidou com respeito e solidariedade de irmãos e amigos e com amor honrou seus pais, entretanto já no alto dos seus sessenta e poucos anos com tantas responsabilidades sociais e humanitárias, demonstrava mesmo inconscientemente sofrer desgastes físicos e psicológicos que derivaram em grande tremor e preocupação pelo tempo e momento que vivia.

O povo do lugar lembra-se de João Matias comentar entre seus bons e valiosos pensamentos; ser um perseguidor desde a tenra infância de algo muito sublime e especial que nem ele mesmo tinha a verdadeira certeza da importância que teria em sua simples e dedicada vida; - o verdadeiro motivo da sua existência.

Avançado em idade carregava em sua mente e coração muitas lembranças, memórias e experiências que por vezes lhe serviam de alegria em outros momentos de tristezas, contudo não demonstrava nenhuma forma de arrependimento por ter dedicado toda a sua vida com fidelidade para com as Coisas Especiais Determinadas e Preparadas por Deus.

João Matias no bom propósito de manter a ordem e os bons costumes entre os seus era dominador e determinador, contudo com o passar dos anos percebia que em alguns momentos perdia o domínio do seu responsável e equilibrado poder, também já não sentia tanta segurança ao tentar determinar direções, pois sua voz forte e poderosa já não entoava no mesmo tom à canção que antes convencia a todos mesmo que em raras vezes utilizada com alguma imposição.

Mas o momento que vivia era de muita insegurança, algumas ocorrências sem ele mesmo entender os motivos haviam mudado sua rotina e perigosamente transformado o peso e os valores dos seus princípios que antes pareciam ser imutáveis.

João Matias homem alegre forte sempre determinado atualmente sentia-se vacilante... A tristeza e a melancolia, companheiras indesejáveis, não se apartavam do seu leito deixando suas noites insuportáveis com ocorrências que durante o dia castigavam-no com pensamentos terríveis chegando acreditar que na verdade era portador de algum mal ou doença incurável.

Tudo aparentemente conspirava contra os seus mais remotos princípios e aos seus olhos cada vez mais se tornava uma figura dispensável, solitária e sem crédito.

João Matias passou a viver em reclusão e ocupava o maior tempo da sua vida pensando e refletindo na tentativa frustrada entender o que havia mudado em sua vida e o que proporcionou tamanha transformação em seu simples às vezes atribulado, mas prudentemente administrado dia a dia.

Certo dia em grande tribulação e fragilidade toma nas mãos sua Bíblia e usando do crédito adquirido por anos de fidelidade e dedicação à Obra de Deus apela e reclama com Aquele que sempre esteve Presente e Dirigiu os seus frágeis passos, abre em uma parte qualquer e aleatoriamente encontra naquela infalível companheira que sempre o acompanhou e esclareceu suas dúvidas em momentos de lutas e desespero, despertanto em sua alma uma fé poderosa que o faz sentir a Presença Daquele que prontamente em sua Grande Misericórdia Se apresenta e Fala misteriosamente através da Sua Palavra...

LUCAS –Capítulo 9

57 Indo eles caminho fora, alguém lhe disse: Seguir-te-ei para onde quer que fores.

58 Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.

59 A outro disse Jesus: Segue-me! Ele, porém, respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai.

60 Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus.

61 Outro lhe disse: Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa.

62 Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.

João Matias leu estes versiculos e chorou...Após a leitura o momento era obvio, entendia que a sua mais antiga perseguição que tanto o motivara à enfrentar a dureza e dificuldades da sua longa caminhada se apresentara clara ao seu pequeno e necessitado entendimento; - A sua família deveria seguir o seu próprio caminho enquanto a sua alma e seu espírito deveriam colocar-se a caminho das Promessas.

- Mesmo com tanta clareza, João Matias custou aceitar...

- Como abrir mão de anos de trabalho, dedicação e amor para construir uma familia e agora Deus me requer abandona-los?

João Matias tinha diante de si um grande conflito; A Sua Alma e o se Espirito deveriam fazer a vontade de Deus, entretanto a sua carne e sua história deveriam servir de renuncia. O momento era dificil mas João Matias não entendia que a Vontade de Deus não se tratava de renuncia e sim de abdicação.

A Obra de Deus passou a requerer uma dedicação maior e mais presente de João Matias e seu tempo que antes dividia-se entre duas familias – Igreja e os seus - tornou-se em um único tempo e uma única familia. Os problemas domésticos não tinham as mesmas condições de antes e sua influencia pessoal nas soluções familiares já não eram tão determinantes, sua voz e suas interferências pessoais declinaram e o seu silêncio com olhar distante deixaram de ser vistos como omissão e consagravam-se misteriosamente em juizo e determinação traduzidas em comunicação puramente espiritual.

As mudanças eram claras, mas João Matias recalcitrava, a medida que o tempo passava sua fé que antes era inabalável mostrava-se inconstante pois as obrigações e responsabilidades aumentavam em numero e grandeza e a insegurança carnal abalavam suas estruturas espirituais, entretanto Deus em Sua Infinita e Poderosa Sabedoria ao longo dos anos consolidara em João Matias as suas Promessas que o fortificara e agora o consagrava em Sacerdote fiel a serviço da Sua Obra provendo-o de Dons e poderes antes desconhecidos.

Enfim a grande Promessa da vida de João Matias desde a mais tenra idade que ele tanto perseguia sem nunca entender, misteriosamente se realizara, agora em caminho novo com atitudes novas e procedimentos ainda mais afinados com Deus, promove o crescimento e o desenvolvimento da Santa preparação de um povo especial para a vinda de Cristo.

Todos desde o ventre da sua mãe recebem de Deus algum talento e assim como foi feito com João Matias haverá o momento certo em que Deus há de requerer a cada um dos seus a fiel servidão , pois até mesmo Jesus Cristo esperou o seu momento e o tempo determinado por Deus para o cumprimento das profecias, por ser verdade deveriamos entender e estarmos atentos e prontos ao possivel e inesperado Chamado de Deus em favor da Sua Obra, pois próximo está a conclusão do seu Perfeito Propósito e com cada um assim conforme a porção do talento oferecido será exigido.

João Matias pode nunca ter existido e ser um simples personagem de ficção, mas subestimar o Poder as Promessas e as Determinações de Deus , é um grande erro e seu acerto irreparável. .

Pense nisso!