Autores

Perfil

Projeto Nenhum a Menos


1- Equipe:

Graduandos do curso de Pedagogia da FACED/UFBA:
* Bairro da Liberdade: Catia Torres
Tiago Barbosa

* Bairro de Pau da Lima: Ivanildes Silveira
Jamille Carvalho
Renata Santos

1- Descrição do projeto:

Nenhum a Menos é um projeto do Programa Permanecer, pertencente a UFBA/FACED (Universidade Federal da Bahia; Faculdade de Educação).
O proponente do presente projeto é professor José Albertino Carvalho Lordêlo, que leciona na Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia.
Nenhum a Menos é uma proposta inspirada no filme que empresta seu nome ao presente projeto. O filme retrata a história de Minze, uma garota de 13 anos que substitui Gao, professor de uma escola primária localizada numa região pobre da zona rural da China. Como a evasão escolar é um grave problema desta instituição de ensino, o docente recomenda que Munze, não permita que nenhum de seus alunos abandone a escola. Um dos estudantes da classe é obrigado a mudar-se para a cidade-grande, em busca de trabalho, para auxiliar no sustento da família pobre. Com a intenção de buscá-lo de volta para a escola, a professora inicia uma incansável batalha à procura de seu aluno na cidade-grande.
Assim como o filme, tal como o projeto, retrata sobre a evasão escolar, um dos graves problemas da realidade educacional dos países pobres e em desenvolvimento.
Nenhum a Menos apóia 4 escolas públicas da rede municipal de ensino, e apresenta os seguintes objetivos:
* Prevenir e atenuar a evasão e irregularidade na freqüência escolar;
* Acompanhar e orientar as famílias dos alunos evadidos e candidatos potenciais a evasão, ampliando a integração entre a família e escola.
* Oferecer reforço escolar para recuperar a aprendizagem dos educandos que retornaram a escola; e aos os alunos, com freqüência irregular, que apresentem dificuldades de aprendizagem.


2- Perfil das escolas:

3.1- Escola Municipal Abrigo dos Filhos do Povo

Escola municipal de médio porte, situada na Liberdade, bairro popular da cidade de Salvador. Atende alunos da Pré-escola à 4º série do Ensino Fundamental, nos turnos diurno e noturno.


3.2- Escola Municipal Manoel Florêncio

Escola municipal de pequeno porte, localizada no Largo do tanque, bairro do Subúrbio de Salvador. Atende estudantes da 1º a 4º série do Ensino Fundamental, no turno diurno.


3.3- Escola Municipal Afrânio Peixoto

Escola de médio porte, funciona com 12 salas todas ocupadas, 1 sala de informática usada todos os dias pelos alunos, cada dia uma professora ocupa a sala, sala de professores, cozinha, pátio, secretaria e sala dos professores, está situada no Fim de linha do bairro de Sete de Abril, periferia de Salvador. Atende estudantes desde a Educação Infantil à 4° série de Ensino Fundamental nos três turnos.


3.4- Escola Municipal Irmã Mariana

Escola municipal de pequeno porte, funciona em dois prédios, possui em sua estrutura 4 salas, secretaria que também é sala dos professores e coordenação, cantina e 1 sala de informática antes não usada, funciona apenas no turno diurno oferecendo da Educação Infantil a 4° série.

4. Perfil dos Alunos Evadidos:

Crianças entre 4 e 15 anos, pertencentes a família com baixa renda. As principais causas da irregularidade da freqüência são: dificuldades de acordar no horário escolar, doenças e desinteresses da família e do próprio educando pelos estudos.

5-Resultados Obtidos:

Após o trabalho da equipe do Projeto Nenhum a Menos, através do acompanhamento e orientação aos alunos/famílias, os estudantes voltaram a freqüentar as aulas regulamente (exceto alguns casos raros). Observou-se que se ampliou à interação entre a família e a escola, pois aumentou o envolvimento e participação da família na vida escolar dos estudantes. A equipe escolar, das instituições participantes do projeto, que se mostrou bastante satisfeita e interessada pelo trabalho desenvolvido pelo Projeto Nenhum Menos.