Breve Comentário sobre os Contos de Raymundo Silveira

Sua prosa tem, pelo nemos, duas características fortes cuja permanência no corpus selecionado para esse breve comentário me permitem concluir como se segue.

Não vou falar aqui na preferência pelo narrador em primeira pessoa, o que seria de pouco interesse, pois trata-se de uma opção das mais simples entre as opções de todo escritor, esta da escolha do ponto de vista.

Dizendo em breves linhas e de forma bem simples, o que atrai o leitor nos contos e casos do escritor Cearense, Raymundo Silveira, tem bases na brevidade, na velocidade, e no movimento de troca de sensações e impressões que suas personagens deixam a cada história.

Também não posso deixar de comentar nesta oportunidade a riqueza vocabular do escritor. Seu narrador enuncia elegantemente, mesmo quando imprime - no curto espaço dos contos - informações várias, reflexões do narrrador, nunca perdendo o ritmo, nem cansando o leitor.

Aliás, é uma característica cada vez mais forte nos contistas atuais, a brevidade ainda mais evidente. E não por acaso, pois trata-se de um reflexo mesmo da preferência dos nossos leitores pós século XX. Fenômeno que tem a ver, também, com a quantidade de informações que na atualidade nos chega pelos diversos meios. Muitas das quais não podemos nos furtar a dar "ouvidos", por necessidade, por conta de nos mantermos empregados. Quem nunca ouviu a expressão " Sociedade da Informação"?

O interessante em muitos dos contos está nesta solidez acima mencionada, mas que quase invariavelmente acaba em perplexidade, tanto da personagem narradora, como dos leitores. Ou seja, não obstante a velocidade dos fatos, da narrativa, das relações, o que fica muitas vezes no final é um sentimento difuso, onde podemos ficar com uma reflexão, ou simplesmente virarmos a página, linkarmos outro texto, em busca de mais uma história que nos instigue pela variedade de relações e realidades, assim como pela mestria no plano da expressividade a qual Raymundo Silveira a cada dia nos surpreende positivamente.

By Tânia Barros

no blog www.transmundo-transverso.blogspot.com

encontra-se além do texto acima, uma breve biografia

do autor.