VALE A PENA SER JUSTO E CORRETO

Vejo com grande preocupação a ideia de que tanto faz fazermos as coisas certas ou erradas, pois quando fazemos tudo certinho ninguém presta atenção e a tendência é destacarem apenas as nossas falhas. Confesso que eu mesmo já pensei assim em alguns momentos de profunda angústia e decepção.

Diante de tantas injustiças, é aceitável de que por alguns instantes coloquemos em dúvida se realmente vale a pena sermos justos e corretos, afinal, não nos faltam péssimos exemplos vindos especialmente dos nossos políticos, governantes, lideranças e até mesmo do judiciário.

Dentro das nossas próprias casas, quando crianças, muitas vezes nos sentimos injustiçados pelos nossos pais, que muitas vezes parecem gostar mais dos filhos problemáticos do que daqueles que procuram fazer tudo certinho para agradá-los.

Talvez poucas pessoas no mundo convivam com essa angústia mais do que eu. Pago ou não pago o IPTU em dia, mesmo sabendo que os benefícios nunca vêm, e se vierem beneficiarão aqueles que pagam os impostos em dia e também os que nunca pagam! Por mais que seja angustiante e o sentimento seja de injustiça, jamais eu fiquei na dúvida se quitaria ou não os tributos devidos, afinal, eu quero ter sempre razão de sobra para reclamar os meus direitos.

Não podemos ficar usando o discurso inicial deste texto para justificarmos os nossos erros. Uma pessoa do bem sempre optará por fazer o que é correto. Se as pessoas ao seu lado vão reconhecer isso imediatamente, não teremos certeza, mas é certo que alguém reconhecerá em algum momento (nem que seja numa homenagem póstuma) e o mais importante é a própria pessoa ter a consciência tranquila de que fez tudo o que é correto.

Sugiro, humildemente, que as pessoas que sofrem com esse tipo de angústia decidam-se imediatamente pela coisa certa, pelo cumprimento das leis e das ações cidadãs. Não podemos cair na vala comum da desonestidade, pois se formos injustos e descumpridores das nossas obrigações não teremos respaldo para criticarmos aqueles que fazem farra com o dinheiro público nos quatros cantos deste país.

Faça o bem sempre e não espere que a recompensa venha diretamente daquela pessoa que você a ajudou. Tenha a certeza que em algum momento da sua vida você receberá benefícios em dobro por tudo o que fez de certo na vida e em algum momento alguém enaltecerá as suas qualidades e vença-as pelo cansaço, quanto mais tentarem lhe prejudicar e difamar, mas faça o bem e mais mostre que você é diferente; é correto, justo, equilibrado e solidário. Você nasceu e escolheu ser uma pessoa do BEM. Não deixe que ninguém mude os seus propósitos.

(Ivan Lopes)