VAMOS LEVANTAR A BANDEIRA DA PAZ!

Nunca o nosso futuro esteve tão incerto e não é apenas por causa do Covid-19, não! É certo nós, todos unidos, superaremos esse vírus, mas é certo que muitas outras doenças e problemas virão. Sempre parto do princípio de que tudo aquilo que acontece com os outros, também pode acontecer comigo, com minha família e meus amigos. Isso também vale para as vítimas do Covid-19!

Portanto, eu quero aproveitar esse período difícil para refletir sobre a minha vida e que todos nós possamos refletir sobre as nossas atitudes, especialmente sobre as redes sociais. O momento é totalmente inoportuno para ficarmos promovendo guerras ideológicas, espalhando fake news e discussões políticas que quase sempre terminam em ofensas pessoais! Imagina fazer tudo isso por política partidária!!!

Pense bem. Independentemente do Covid-19, eu e quem está lendo isto vai morrer um dia. Pode ser daqui a 30 anos, daqui a um ano ou até mesmo hoje! E qual a imagem que vamos deixar? Que vivíamos nas redes sociais insultando a todos? As nossas vidas, incluindo a minha, não pode se resumir a isso! Nós somos muito mais que isso, somos bons profissionais, amigos, pais, cônjuges, etc. Alguns de nós somos capazes de morrer para salvar alguém, mas nas redes sociais nos transformamos em bichos selvagens e peçonhentos!

Cada um de nós tem a sua verdade, suas crenças e interesses pessoais. Precisamos refletir sobre isso: que o outro também tem os mesmos direitos de lutar por aquilo que acredita e convém. Tudo fica fácil quando esses interesses se convergem, o problema mesmo é quando eles são antagônicos como é o caso da relação entre cobrador e devedor!

A guerra contra o Covid-19 não depende somente de nós, porém a guerra ideológica, sim, ela depende da decisão de cada um de baixar a guarda e jogar as armas fora! Ao invés disso, levantemos a bandeira da PAZ!

É possível que cada um de nós continue com a mesma linha de pensamento, porém, não há necessidade de estar buscando o confronto a todo tempo, como se isso fosse nos tornar mais inteligentes e melhores!

Pior do que morrer, é morrer sem amigos, na ignorância e com o coração cheio de ódio. Pensemos naqueles sepultamentos em que juntam multidões e naqueles que nem os próprios familiares participam.

Vamos reduzir as postagens que possam causar debates desnecessários! Há tanta coisa boa e proveitosa foram das redes sociais e é fora delas que realmente há vida! Não vamos entrar na "corda" daqueles que transformaram as guerras ideológicas em um estilo e modo de viver! Ao invés disso, vamos promover a serenidade, tolerância e a resiliência. Responder a esse tipo de gente é a mesma coisa que tentar debelar um incêndio com mais combustível!

(Ivan Lopes, 28/03/2020)