Salvação pela Fé ou Obras: Evidências da Transformação Interior em Cristo. Parte # 02

Quais as Obras que Tiago se referia; seriam as obras sob tutela das leis mosaicas?

Quando Tiago fala sobre obras, ele não está se referindo às obras da lei mosaica, mas sim às obras que surgem como fruto da fé genuína em Jesus Cristo.

Tiago está enfatizando a importância das ações que demonstram a verdadeira fé, como o amor ao próximo, a bondade, a justiça e a compaixão.

Essas obras não são realizadas para alcançar a salvação, mas são evidências da transformação interior que ocorre na vida daqueles que genuinamente creem em Cristo.

Por outro lado, Paulo argumenta que a salvação não é alcançada por meio das obras da lei, mas pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo.

Ele contrasta a justificação pela fé com a justificação pelas obras da lei, enfatizando que ninguém pode ser salvo pelas suas próprias obras, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus (Romanos 3:23).

Paulo ressalta que a lei revela o pecado, mas não pode redimir o pecador; é a fé em Cristo que traz a salvação.

Portanto, ao considerar as obras que Tiago menciona, é importante entender que elas não se referem à observância das leis cerimoniais ou rituais do Antigo Testamento, mas sim às ações de amor e serviço que fluem naturalmente da fé viva em Jesus Cristo.

Essas obras são o resultado da graça salvadora de Deus e da obra do Espírito Santo na vida do crente, e não uma tentativa de cumprir as exigências da lei para obter a salvação.

Roberto Dovanni
Enviado por Roberto Dovanni em 16/04/2024
Código do texto: T8042773
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.