NEYMAR X G. DE JESUS, DISPUTA DE DEUSES?!

          Os que pensam que a ideia de montar um ‘festival de esportes’ com o mesmo molde das Olimpíadas é algo recente e do mundo moderno estão muito enganados. Na verdade, tudo isso já surgiu na Era Antiga, há cerca de 2500 anos antes de Cristo! Porém, as primeiras olimpíadas da Grécia Antiga tinham outro intuito: realizar festivais para honrar o tão adorado Deus Grego, Zeus.
Os gregos tinham como principal intuito a criação desse evento desportivo para trazer novamente o equilíbrio à sua civilização, com harmonia e paz para o povo grego de todas as cidades e estados.
          A Olimpíada da Grécia Antiga se tratava do mais importante evento e festa para a população. Por isso, só poderiam participar dele homens livres, falantes da língua grega e com todos os gozos dos seus direitos como cidadão. Até as mais distantes comunidades e colônias poderiam participar. Porém, o que mais chocava era o fato que as mulheres não eram aceitas nas disputas, já que tinham o seu campeonato próprio, o “Heraea”. Ele era composto por competições exclusivamente femininas e foi também uma homenagem para Hera, a mulher de Zeus.
          Depois de finalizados os primeiros jogos olímpicos da Grécia Antiga ficaram definidos que eles seriam realizados novamente a cada quatro anos, sempre entre os meses de julho e/ou agosto.
INTRODUÇÃO DO FUTEBOL
          Em 1896 e 1904 o futebol foi introduzido nas Olimpíadas, porém apenas como de exibição. Porém em 1896 a disputa no futebol foi cancelada por falta de participantes. Nos Jogos Olímpicos de 1908, em Londres, ele passou a ser oficial. Desde então, nas Olimpíadas seguintes, o futebol só ficou fora em Los Angeles, 1932. O futebol feminino, só foi integrado nas Olimpíadas de Atlanta 1996.
A SELEÇÃO DE FUTEBOL BRASILEIRA MASCULINA
          O Brasil fez sua estreia em Olimpíadas na edição de 1952, quando acabou eliminado nas quartas de final pela Alemanha Ocidental. No geral, o futebol brasileiro esteve em doze Olimpíadas e conquistou cinco medalhas (três de Prata e duas de Bronze). Em 1984, o Brasil foi quase que totalmente representada pelos jogadores do Internacional de Porto Alegre, a Seleção perdeu a final para a França, por 2 a 0. Neste período a seleção canarinho ficou de fora (não se classificou) das edições de 1980, 1992 e 2004.
COMPLEXO DOS DEUSES
NEYMAR
          Neymar da Silva Santos Júnior, nascido em Mogi das Cruzes, em 5 de fevereiro de 1992, geralmente referido como Neymar ou Neymar Jr., é um jogador que atua como atacante ou ponta. Atualmente defende o Barcelona na Espanha e a Seleção do Brasil na qual é capitão da equipe.
Neymar iniciou sua carreira nas categorias de base da Portuguesa Santista em 1998, sendo transferido ao Santos em 2003, e após seis anos, foi promovido ao elenco principal. No ano em que fez sua estreia com a equipe profissional, Neymar foi escolhido como a maior revelação do Campeonato Paulista. No ano seguinte, ele tornou-se o artilheiro da Copa do Brasil com onze gols, e o melhor jogador do Campeonato Paulista, finalizando a temporada com quarenta e dois gols em sessenta jogos. Com dezenove anos, Neymar conquistou o Prêmio de Jogador Sul-Americano de 2011, após encerrar na terceira posição na edição anterior.
          Em 2 de abril de 2010, juntamente com outros jogadores evangélicos do Santos como Paulo H. Ganso e Robinho, Neymar se recusou a distribuir ovos de páscoa em um gesto de caridade para uma instituição de viés espírita de Santos, chamada "Mensageiros da Luz", alegando razões religiosas; Em 2 de setembro do mesmo ano, durante uma partida contra o Avaí, Neymar reclamou do excesso de faltas recebidas. Porém, o técnico do Avaí, Antônio Lopes, disse que é Neymar quem deve se comportar melhor e acusou o jogador de ter agredido com socos e uma cotovelada um defensor de seu time e, ainda por cima, de ter provocado o zagueiro Emerson dizendo a ele "Sou milionário e posso tudo". Em 15 de setembro, em uma partida contra o Atlético de Goianiense, ao receber ordens do técnico santista, Dorival, para não bater o penálti, Neymar, furioso, discutiu com o Treinador. Segundo um site esportivo, a fúria de Neymar continuou após o jogo, no vestiário chegando, inclusive, a atirar um copo com isotônico no auxiliar de Dorival. O técnico da equipe goiana, Renê Simões, disse, chocado, sobre Neymar:
“Com toda a experiência que eu tenho, com todos esses anos de futebol, eu nunca vi ninguém tão mal-educado desportivamente como esse rapaz, Neymar. Em nome da arte, em nome do futebol, estão criando um monstro. ”
G. DE JESUS
          Gabriel de Jesus, fenômeno na base, quando, em 2014, marcou 37 gols em 22 jogos e quebrou o recorde do Campeonato Paulista Sub-17, Gabriel Jesus renovou seu contrato com o clube e foi profissionalizado em 2015 – antes, porém, participou da Copa São Paulo do mesmo ano e se destacou com cinco gols. Desde 2012 no Palmeiras, quando foi aprovado em uma avaliação, o camisa 33 teve um Campeonato Paulista como laboratório e, no segundo semestre, deslanchou. Com atuações marcantes, foi importante no Brasileirão e decisivo no título da Copa do Brasil.
          Titular absoluto sob o comando de Marcelo Oliveira, encantou a torcida alviverde, que lhe fez a música ‘Glória, glória, aleluia, é Gabriel Jesus’. Em sua primeira temporada pelo Palmeiras, o atacante contabilizou 37 partidas e sete bolas na rede. Rápido, driblador e sem medo de intimidações de adversários, Gabriel virou realidade também na base da Seleção Brasileira e se tornou uma das esperanças nacionais pelo ouro olímpico em 2016, no Rio de Janeiro-RJ. Ele, inclusive, foi o camisa 10 do Brasil no Mundial Sub-20 em 2015, quando a equipe verde-amarela foi vice-campeã.
ANÁLISE
          Analisando a criação dos Jogos Olímpicos, seus objetivos e a atual situação e atuação dos dois jogadores citados acima, que irão compor o quadro de jogadores da Seleção Brasileira, vale destacar ou prever que essa disputa no Brasil, Olimpíadas no Rio 2016, na modalidade de futebol, única modalidade em destaque em todos os meios de comunicação do país, geralmente ocupa a maior parte destes ditos programas esportivos, os quais endeusam jogadores de futebol acima de Zeus, podem frustrar a população brasileira ou promovê-los a Deuses do Olimpo.
          A primeira disputa vai ser provavelmente entre os dois jogadores, o qual a mídia instiga um duelo, uma briga de deuses, quem vai ser melhor, quem vai ser o artilheiro, quem é o mais bonito, qual será mais aceito e assediado pelos os fãs. Com a divulgação da distribuição das camisas canarinhas, o qual Neymar reivindicou ou os patrocinadores induziram a camisa 10 para o referido Jogador, deixando a camisa 11 para G. de Jesus, já pode caracterizar uma disputa, além dos outros fatos já narrados.
          Será esse confronto o big Brothers olímpico instigado pela mídia, qual seria o resultado dessa disputa, sabemos que em nosso país só interessa o primeiro lugar, não existe aqui essa de participar, de tentar vencer, ou é campeão ou é nada, essa é a filosofia do povo e da mídia brasileira, só são reconhecidos os campeões, de segundo colocada para trás não tem valor algum em nosso país.
          O Brasil disputará muitas medalhas em várias modalidades esportivas, mas na verdade só uma interessa a mídia, a medalha do futebol, e só vale se for de ouro, pois as outras o futebol já ganhou e não tem valor nenhum.
Fontes:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/futebol/noticia/2016/07/micale-tem-primeira-conversa-com-neymar-melhor-que-esperava.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Neymar
www.palmeiras.com.br/futebol/elenco/604-G.%20Jesus
 
Léo Pajeú Bargom Leonires
Enviado por Léo Pajeú Bargom Leonires em 20/07/2016
Reeditado em 24/07/2016
Código do texto: T5703413
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.