INTERNETÊS (Tutorial) Instruções para usar o computador

Lá no cantinho da sala está o computador. Ligue-o à tomada e acione o botão da CPU. Espere carregar. Pegue o mouse e faça-o deslizar sobre uma superfície plana. Aponte a seta para uma página da Internet e o mundo se abrirá diante de seus olhos.

Se preferir comunicar-se com parentes e amigos, abra seu endereço eletrônico, clique em contatos e comece a navegar. Porém, antes de enviar qualquer mensagem, tenha o cuidado de digitar o texto numa página Word, e mande corrigir.

Nunca faça todas as alterações sugeridas por aquele programa Norte-Americano que sabe menos do que nós sobre o português brasileiro. Feito isso, clique em “enviar mensagem”.

Se estiver mandando arquivo em anexo, espere um pouco enquanto o programa codifica o texto ou imagem, do contrário, o anexo não seguirá anexo. Tem mais, quando se dirigir a uma pessoa muito mais velha, evite utilizar verbetes do internetês, pois ele pd naum entender o q vc disse.

Jamais se esqueça de acoplar à sua máquina moderna uma parafernália de equipamentos antigos: estabilizador de voltagem e um emaranhado de fios elétricos para proteger seu aparelho contra a fatalidade de um pico de luz.

Instale também um bom programa de proteção contra vírus e mande caneta e papel se refugiarem num cantinho da sala, porque já não tem mais importância.