RELEVÂNCIA HISTÓRICA DA GESTALTPEDAGOGIA . Estudo qualitativo das influências teóricas da Gestaltpedagogia em aprendizagem no ensino superior brasileiro
Sinopse
O objetivo principal da pesquisa foi estabelecer a relevância histórica da Gestaltpedagogia no ensino/aprendizagem brasileiro no que se refere aos seus aspectos teóricos. Os estudos e as publicações na área da pedagogia a respeito da Gestalt aplicadas à abordagens teóricas conhecidas, utilizadas e/ou registradas em publicações foram analisadas com o intuito de elaborar trabalho bibliográfico, secundário e qualitativo, sendo um primeiro passo da investigação. Aponta-se ainda, as resoluções e os caminhos abertos por essa vertente em educação do ensino superior e em áreas correlatas como artes, cultura, percepção visual e espiritualidade/religião. Também, pretendeu-se relacionar os pontos de contato entre a Gestaltpedagogia e os trabalhos de Carl Rogers em Humanismo e Paulo Freire em Pedagogia do Oprimido.
PALAVRAS-CHAVE: 1.Aprendizagem 2.Ensino 3. Freire 4. Gestalt 5. Gestaltpedagogia
6. Rogers
- Autor:
- Mauricio Duarte (Divyam Anuragi) e Professora Orientadora Tânia Rocha Nascimento
- Formato:
- docx
- Tamanho:
- 69 KB
- Enviado por:
- Mauricio Duarte (Divyam Anuragi)
- Enviado em:
- 18/03/2017
- Reeditado em:
- 11/06/2018
- Classificação:
- seguro