Fenômeno Gaslight: Da Manipulação Psicológica ao Empoderamento Feminino

Sinopse
INTRODUÇÃO: O termo Gaslight significa violência psicológica sutil em que a mulher é manipulada pelo opressor. Como em toda forma de violência, essa vítima necessita de atendimentos especializados, entre eles o do psicólogo, para o empoderamento dessa mulher. OBJETIVO: O objetivo foi analisar o empoderamento feminino diante da violência psicológica praticada pelo opressor. METODOLOGIA: A metodologia foi a revisão teórica da literatura com o método de pesquisa bibliográfica e exploratória. Os materiais foram livros, dissertações, teses, monografias e artigos científicos disponíveis em bases de dados científicas como Scientific Electronic Library Online (Scielo), repositório da UNESC, Repositório Institucional da UFJF entre outros publicados no período de 2008 a 2021. Resultados: Os resultados indicam que a violência psicológica compromete a autoestima da mulher e a vergonha aparece como sentimento predominante. Evidenciou-se que no campo clínico o fenômeno gaslight é uma forma de abuso psicológico na qual informações falsas conduzem a mulher a duvidar de suas próprias memórias, percepções e julgamentos. Compreendeu-se que Gaslight é uma agressão sutil à mulher onde o agressor manipula, engana, confunde, esconde, desrespeita, tem agressividade e intoxica a identidade da vítima. CONCLUSÃO: O estudo possibilitou conhecer, conceituar, estabelecer relações entre agressor e agredida, entre violência e empoderamento da mulher.
Autor:
AdriSill e Adriele Pureza Chagas1 Maria das Graças Teles Martins
Formato:
pdf
Tamanho:
401 KB
Enviado por:
AdriSill
Enviado em:
23/10/2023
Classificação:
seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.