EGO IDEAL E IDEAL DE EGO: Uma prisão psicológica

Sinopse
Baseado em um caso da clínica psicanalítica explora-se nesse estudo observações sobre o conceito de ego, superego e a relação deste com o ego ideal e ideal do ego. Analisar a formação dessas instancias e o desenvolvimento ao longo da vida do indivíduo proporciona excelente material para o manejo da psicoterapia como também, o entendimento do funcionamento do ego diante das exigências do superego, ego ideal e ideal de ego. O ideal de ego torna-se um elemento essencial nesta proposta de investigação, na medida em que se diferencia da instância superegóica, alcançando um estatuto metapsicológico próprio. Entende-se, pois, ser na articulação dessas duas instancias que reside a possibilidade de explorar as consequências e afetos no indivíduo referente à submissão do ego. A relevância dessas observações é a possibilidade de um avanço na compreensão destes conceitos na prática clínica e os possíveis transtornos causados no indivíduo quando são exacerbados. A metodologia utilizada foi uma revisão dos conceitos da obra de Sigmund Freud e de outros autores e a sua aplicabilidade na prática. O argumento foi desenvolvido pela análise de fragmentos de um caso - vítima de uma neurose com transtorno narcísico predominante. Pressupõem que, se houver um equilíbrio das forças que estão em jogo nos conflitos do superego e do ideal do ego, será possível, flexibilizar suas exigências permitindo uma qualidade de vida psicoemocional e mais próxima da realidade.
Autor:
Fabiana Chuba
Formato:
pdf
Tamanho:
457 KB
Enviado por:
Fabiana Chuba
Enviado em:
22/09/2023
Classificação:
seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.