CONSTRUÇÕES RELATIVAS NO PORTUGUÊS ACREANO REALIZAÇÕES PADRÃO E NÃO PADRÃO

Sinopse
Este artigo tem como objetivo analisar o comportamento do pronome relativo “que” presente em depoimentos orais de falantes escolhidos aleatoriamente dentro da comunidade urbana de Rio Branco, Acre. A razão de ser desta pesquisa pauta-se no aspecto variável do referido pronome dentro dos textos orais em virtude do caráter heterogêneo da língua portuguesa. Deste modo, o estudo em questão estruturou-se sob um entrelaçamento de dados classificados em grupos de fatores linguísticos e extralinguísticos, sendo que estes incidem nos aspectos sociais Gênero/sexo: homem, mulher e escolaridade: superior e não superior. Já aqueles se referem às ocorrências padrão e não padrão; função do pronome relativo dentro do sintagma nominal quanto à retomada anafórica incidir no sujeito, no objeto ou num complemento; e quanto a presença do pronome com a relativa não padrão, no sentido de identificar se a estratégia utilizada pelo falante foi cortadora ou copiadora.
Autor:
Ana Paula Xavier
Formato:
pdf
Tamanho:
429 KB
Enviado por:
Ana Paula Xavier
Enviado em:
09/08/2013
Classificação:
seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.