UM ESTUDO VARIACIONISTA SOBRE O APAGAMENTO DO /R/ NA FALA RIO BRANQUENSE

Sinopse
Neste artigo temos como objetivo analisar as ocorrências do /R/ em dados coletados durante o primeiro semestre do ano de 2011 para o projeto “Ecossistema Linguístico do Acre”, ou seja, buscamos analisar os fatores que contribuem para o apagamento do rótico, verificando-se, ainda, de que forma este fenômeno caracteriza a fala dos cidadãos nascidos e residentes no município acreano de Rio Branco-Acre, Brasil. A pesquisa segue os preceitos da Sociolinguística Variacionista Laboviana, cujo objeto de estudo são as relações existentes entre língua e sociedade. Palavras-Chave: apagamento do /R/; variação linguística; sociolinguística. DORNELES, Darlan Machado. Um estudo variacionista sobre o apagamento do /R/ na fala rio branquense. In: Anais da II Jornada de Estudos de Gênero e Literatura, UFAC, Rio Branco-Acre, Editora Letras Capital, 2011. [ISBN: 978-85-7785-165-2].
Autor:
Darlan Machado Dorneles
Formato:
pdf
Tamanho:
853 KB
Enviado por:
Darlan Machado Dorneles
Enviado em:
11/09/2012
Classificação:
seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.