A POESIA LÍRICA TROVADORESCA: Uma análise dos aspectos estilísticos na cantiga de amor

Sinopse
Este trabalho tem como objetivo estudar a poesia lírica trovadoresca, mas especificamente os aspectos estilísticos nas cantigas de amor. Notou-se que esta apresenta em seu conteúdo o sofrimento de um trovador ao se empenhar na conquista da senhora. Esse sofrimento, a “coita”, constitui uma linguagem própria dos trovadores e uma convenção literária. Sendo assim, necessita-se saber como isso se reflete na estrutura do poema e vice-versa. Uma vez que o campo de análise é muito vasto, necessitou-se especificar o assunto. Nesse caso, mostrou-se o valor expressivo dos verbos em um das cantigas de amor de refrão de Dom Dinis (1978). Já que estes aspectos estilísticos tiveram grande importância na formação do pensamento contemporâneo estudá-lo na sua língua de origem, o Galego-Português, seria importante na atualidade. Por fim, concluiu-se que os poemas são estilisticamente pouco extensos, com excessos de paralelismos e com estrofe.
Autor:
LeandroFreitasMenezes
Formato:
pdf
Tamanho:
120 KB
Enviado por:
LeandroFreitasMenezes
Enviado em:
14/04/2012
Classificação:
seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.